Comunidade

Concerto de Natal em Mississauga Banda do Sagrado Coração de Jesus festeja 43 anos de atividade

A Banda do Sagrado Coração de Jesus, da paróquia de Santa Helena em Toronto, festejou no dia 9 de dezembro, 43 anos de atividade. O jantar de aniversário, no Europa Convention Centre, em Mississauga, serviu para angariar fundos para a banda.
Com o maestro Miguel Domingos no comando, o concerto de Natal “Sleigh Bells Rings” incluiu a interpretação de temas conhecidos do público, com destaque para arranjos musicais de Adele, Bon Jovi e Leonard Cohen. Não faltaram também as músicas de Natal (duas).
Mas a noite não foi só de música e houve ainda lugar a uma homenagem. A Banda decidiu homenagear a presidente Pitty Domingos, o maestro Miguel Domingos e o maestro adjunto Sandro Melo, pelo seu trabalho desenvolvido em prol da Banda. E ainda o ministro das finanças do Ontário, o luso-canadiano Charles Sousa.


Em declarações aos Média portugueses, a presidente Pitty Domingos reconheceu que é um grande desafio estar à frente desta Banda. Para além da necessidade de investir na compra de instrumentos musicais, nada baratos, por sinal, o grupo tem agora como objetivo imediato substituir o fardamento, com mais de 20 anos, o que vai exigir um avultado investimento. A noite não terminou sem uma surpresa para as crianças. O Pai Natal distribuiu presentes e ainda teve tempo para tirar fotografias no trenó.
A Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto, Ontário, foi fundada em setembro de 1974, por um grupo de entusiastas da música portuguesa, residentes nos arredores da Igreja de Santa Cruz em Toronto.
Esta agremiação musical é constituída atualmente por cerca de 65 elementos, incluindo músicos e direção. Anualmente, efetua uma média de 25 a 30 atuações.
O primeiro evento em que participou teve lugar na festa do Divino Espírito Santo, na primavera de 1975. A banda nunca esteve voltada apenas para a comunidade Portuguesa de Toronto, pelo que tem participado também em inúmeros eventos culturais realizados pelas comunidades italiana, espanhola e inglesa.
A primeira apresentação fora do Canadá ocorreu em Peabody, Massachusetts (EUA), em julho de 1983. A banda voltaria aos EUA por mais quatro vezes, a fim de participar nas Grandes festas do Espírito Santo em Fall River, Massachusetts.
Em 1988, viajou, pela primeira vez, para a ilha de S. Miguel, Açores, Portugal, para participar, em Ponta Delgada, em eventos religiosos e civis, nomeadamente na Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres e para efetuar diversos concertos.
A banda tornou-se membro da ACAPO e colabora ativamente nos eventos dos clubes que integram a organização ACAPO. Ao longo da sua história, esta agremiação cultural tocou para muitos dignitários notáveis. O seu valioso curriculum inclui também atuações no Desfile do Pai Natal, Dia do Trabalhador e Desfile do Dia de Portugal, em Toronto, e atuações no Living Arts Centre de Mississauga, entre outras.
A história desta organização, com algumas gravações bem-sucedidas, desde 1997, inclui as contribuições de maestros, músicos, ex-presidentes, diretores e voluntários.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER