Celebrando as Tradições Alentejanas: 38ª Semana Cultural na Casa do Alentejo de Toronto
A Casa do Alentejo deu início à 38ª Semana Cultural Alentejana no passado dia 20 de outubro. O evento de encerramento, que aconteceu no dia 28 de outubro, foi uma celebração emocionante das tradições e cultura do Alentejo.
Durante a semana, os membros e amigos da Casa do Alentejo tiveram a oportunidade de participar em várias atividades que destacaram a riqueza da herança alentejana. Desde exposições de artesanato a jantares tradicionais com pratos típicos da região, a Semana Cultural proporcionou uma verdadeira imersão na cultura alentejana.
Entrevistamos Jaime Nascimento, presidente da direção da Casa do Alentejo, que fez um balanço da semana, compartilhou sua emoção sobre o evento e sua importância para a comunidade portuguesa em Toronto.
“Tivemos sempre um grande apoio e uma presença muito considerável dos nossos amigos, associados e do público em geral que percebeu a importância desse acontecimento cultural na nossa comunidade. O meu desejo é que o público participe, não só nas semanas culturais mas durante as outras atividades que nós temos durante o ano e são muitas e que participem na medida do possível de todas as outras atividades em outros clubes, porque só assim podemos fazer com que o futuro dos portugueses, a nossa língua e tradição esteja garantido”.
Além das celebrações, o evento também incluiu apresentações especiais de artistas vindos diretamente de Portugal. Zé Manuel Neto, Miguel Ramos e Beatriz Felício encantaram o público com suas atuações apaixonadas.
Zé Manuel Neto começou a tocar guitarra portuguesa com apenas 15 anos e destaca-se, entre os intérpretes, como um dos instrumentistas mais requisitados no acompanhamento de fadistas, em espetáculos e gravações de discos.
Miguel Ramos começou a cantar num tom de brincadeira aos 8 anos de idade. Aos 14 anos iniciou a sua carreira como fadista na casa de fado “Os Ferreiras”, onde se iniciou com o rei do fado Fernando Mauricio.
Beatriz Felício ganhou destaque por participar do “The Voice Portugal” e hoje canta em casas e espetáculos de fado. As suas referências musicais são Amália Rodrigues, Ana Moura e Adele.
Conversamos com a jovem fadista que participou dessa noite especial e ela falou da emoção de estar presente no último dia da Semana cultural.
“É muito emocionante, principalmente porque é para um público em que a maior parte são portugueses, portanto a responsabilidade é ainda maior. Trazer um bocadinho do nosso país para o Canadá, é realmente muito comovente”.
A energia de celebração era contagiante entre todos que ali estavam.
O recinto estava repleto de participantes e convidados especiais, incluindo o Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Joaquim do Rosário, que fez também um breve discurso antes das apresentações.
“Para nós enquanto representantes de Portugal nestas terras, é de facto um orgulho acrescido e uma satisfação enorme poder de alguma forma, associarmo-nos a esses eventos e estarmos aqui ao serviço desta comunidade”
A Semana Cultural pode ter sido encerrada no último sábado (28), mas a Casa do Alentejo continua a desempenhar um papel vital na preservação e celebração das tradições alentejanas em Toronto pelos próximos anos. Este evento anual é uma demonstração do compromisso da comunidade em manter viva a cultura e partilhá-la com todos.
Adriana Marques/MS
Redes Sociais - Comentários