Associação Migrante de Barcelos celebrou 25º Aniversário com sócios e amigos
Na passada sexta-feira (20), a Associação Migrante de Barcelos comemorou o seu 25º aniversário. A festa encheu o salão da LiUNA Local 183, onde todos vibraram com tudo o que o Barcelos tem para oferecer – muita música, muita alegria e boa comida.
Vítor Santos, presidente da Associação aniversariante, confessou à nossa reportagem que “os preparativos levaram-me a estudar, ainda mais, a história da Migrante de Barcelos, porque são 25 anos. Eu tinha que saber mais algumas coisas que ainda não sabia e fiquei super feliz como certas coisas foram criadas e certas sementes foram lançadas à terra e criaram raízes que hoje, na verdade, se vê pela maneira que esta casa está cheia, ou seja, as sementes estão a dar frutos. Para mim é um orgulho enorme ser o presidente a comemorar os 25 anos da Associação e, todos sabem que veio uma comitiva de 30 pessoas de Portugal com o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino e estarem presentes esta noite é o reconhecimento de que nós promovemos a Marca Barcelos, a cidade de Barcelos e o Galo de Barcelos e estamos super orgulhosos disso.”
Para além de contar com o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, entre as 30 pessoas da comitiva que veio de Barcelos até Toronto, encontravam-se o presidente da Moto Galos de Portugal, Pedro Sousa; Luciano Maciel da Costa, dono da fábrica de chocolate Avianense (patrocinador da Migrante de Barcelos) e empresários das várias áreas da construção e de outros ramos.
Mário Constantino, que esteve em Toronto pela primeira vez em 2004 como vice-presidente da Câmara Municipal para inaugurar a sede da Associação, contou-nos que a sua segunda visita foi uma “feliz coincidência” por se tratar de uma ocasião especial, a celebração de mais uma conquista da Associação que representa o seu município deste lado do Atlântico e que mesmo depois de 19 anos, entre as duas visitas, vê que “a Associação continua com o mesmo dinamismo, com muitos jovens a aderir, o Rancho Folclórico Infantil muito vivo também e, portanto, estão reunidas as condições para mais 25 anos de pujança desta Associação.”, disse entusiasticamente.
Joaquim do Rosário, Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, também marcou presença em mais uma festa da comunidade. Ao longo da sua vida diplomática conheceu grandes comunidades portuguesas no mundo, mas a de Toronto conseguiu surpreendê-lo: “confesso-lhe que fiquei surpreendido! Não sei se é do país ser tão grande, aqui é tudo à dimensão (riso), ou seja, as nossas associações, os nossos eventos são todos em formato XXL (riso)… é uma satisfação, de facto, ver isso e esta comunidade surpreendeu-me muito positivamente.”.
A grande atração da festa foi Toy, que cantou, encantou e animou todos os presentes. À conversa com os jornalistas, ainda antes da sua atuação, o popular cantor português exprimiu o seu grande respeito pela comunidade portuguesa fora do país: “só quem imigra é que percebe o que são as dores e o sofrimento de quem vive longe e só quando se perde é que se sente saudade e quando se sente saudade é que se sabe que se ama!”, sentimentos que conhece em primeira mão, pois também foi imigrante durante 8 anos na Alemanha. A primeira vez que Toy cantou oficialmente no Canadá foi “em 2005, no Barcelos!” e, para o artista é bom regressar, tanto que ao longo dos últimos 18 anos “é uma casa que frequentemente visito mesmo quando não tenho que cantar, mas pelo menos visito os amigos.”
Vítor Santos ainda nos revelou um pouco dos seus planos para o futuro da Associação Migrante de Barcelos: “na verdade nos meus planos já começaram a acontecer com a Moto Galos, que é ajudar certas causas e espero que nos próximos anos conseguiremos ajudar ainda mais. Também gostaria de poder ajudar os nossos idosos, como tenho os meus pais vivos e o amor que lhes tenho é enorme, como todos têm pelos seus pais e ver, por vezes as dificuldades que eles têm dá-me e à minha direção vontade de podermos fazer alguma coisa também por eles e vou tentar trabalhar nesse sentido. Um projeto, que não é bem um projeto… é uma campanha a propósito dos 25 anos da Associação Migrante de Barcelos para os nossos sócios. Vai nascer uma parceria com algumas empresas do Ontário em que os sócios da Associação Migrante de Barcelos vão ter descontos ou mais valias com essas mesmas empresas. É o encontro vai beneficiar as duas partes, ou seja, vai ajudar a Associação a ter mais sócios e ajudar a promover o mercado português.”
Parabéns à Associação Migrante de Barcelos e sua direção e votos de que venham muitos mais!!!
Carmo Monteiro / MS
Redes Sociais - Comentários