Comunidade

Meghan Benfeito incentiva jovens a lutar pelos seus sonhos

Luis Aparício
Jornalista

A luso-canadiana Meaghan Benfeito, atleta de saltos para a água e especialista em plataforma, defendeu em Toronto que é importante mostrar às jovens crianças que devem ter confiança e serem verdadeiras para com elas próprias.
“Se têm um sonho que lutem por esse sonho. Que acreditem sempre no seu potencial, mesmo que outras pessoas digam o contrário”, disse a filha e neta de portugueses, oriundos da ilha de São Miguel, Açores.
A luso-canadiana que vive em Montréal, Québec, foi a convidada especial para um encontro com jovens da comunidade na Galeria dos Pioneiros Portugueses, com vista a celebrar o Dia Internacional da Menina que se comemorou no dia 11 de outubro.
Com esta iniciativa, a Galeria dos Pioneiros Portugueses, em parceria com o Baú da Avó, quis não só associar-se a esta data comemorativa declarada pela Organização das Nações Unidas, para lembrar a situação das meninas no mundo. Mas também, ao juntar jovens pioneiras de diversas áreas da vida profissional, artística e desportiva, criar um espaço de discussão e de consciencialização junto da população mais jovem de origem portuguesa.
Meghan, que veio acompanhada pela mãe Margarida Correia, trouxe para este encontro as três medalhas de bronze que conquistou nas competições olímpicas em que participou até ao momento (Londres e Rio de Janeiro), uma forma de mostrar às jovens meninas que a dedicação e o trabalho duro compensam.
“Saber que uma jovem rapariga olha para o exemplo dela, é muito bom”, observou Margarida Correia, claramente orgulhosa do percurso da filha.
Já a preparar a próxima competição, que só terá lugar no mês de janeiro, Benfeito prefere não estabelecer objetivos a longo termo, mas admite que gostaria de estar nos Olímpicos de 2020 e poder lutar por mais medalhas.
Ao longo da manhã de sábado, dia 14 de outubro, a atleta encontrou-se com alunos e alunas de várias idades, assim como atletas infanto-juvenis. Pela tarde, Meaghan Benfeito reuniu-se com um grupo de jovens luso-canadianas em privado, numa sessão de “mentorship” e comunhão de ideias, sobre o papel das jovens luso-canadianas, em áreas como o desporto, a ciência, as artes, a literatura e em carreiras pouco comuns, junto da comunidade feminina, e o que elas podem fazer para incentivar as mais pequenas a prosseguirem os seus sonhos, e a mudar as mentalidades.
Um conjunto de ações que correram muito bem, de acordo com a curadora do espaço Humberta Araújo, que admitiu ter ficado “muito admirada com as expressões e a atenção das crianças”, enquanto escutavam as palavras da atleta olímpica.
Agora, diz Araújo, o objetivo passa por abrir mais o espaço à comunidade, no geral, trazendo um maior número de eventos e palestras para o que “vai ser um período extremamente interessante para a galeria”.
Manuel da Costa, entretanto, era um homem feliz por ter no local tão ilustre convidada e um símbolo para a mocidade luso-canadiana, tanto mais que as palavras de Meghan “foram muito inspiradoras”.
“Acho que a mocidade compreendeu a mensagem. No fundo, este é o nosso mandato de atrair mais mocidade luso-canadiana para se envolverem em certos projetos”, salientou da Costa, um dos principais fundadores da Galeria dos Pioneiros Portugueses, o qual promete que mais iniciativas estão a caminho.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER