ModalidadesComunidade

Taça de Portugal de Curling 2023

IMG_0747 - milenio stadium

 

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI – Portugal) realizou a edição inaugural da Taça de Portugal de Curling – Duplas Mistas, que decorreu entre os dias 13 e 15 de outubro no Barrie Curling Club, na cidade de Barrie, província de Ontário.

No sábado, dia 14, aconteceu uma recepção na Peach Gallery com os membros da federação, convidados e a imprensa local para celebrar este grande momento.

O presidente Pedro Flávio Duarte Lopes Martins, destacou que este é um momento importantíssimo para Portugal. “Portugal é um país com pouca tradição nos desportos de inverno. Somos um país de verão, futebol e de praia, mas de facto temos vindo a fazer um trabalho para mudarmos este paradigma e estamos no bom caminho“. Pedro Martins terminou agradecendo a relação com a diáspora portuguesa, principalmente nas modalidades de gelo, como curling e hóquei no gelo, que têm o Canadá como colaboradores diretos.

Portugal não possui infraestruturas do porte do Canadá e Pedro Farromba, vice-presidente da FDI -Portugal, na sua apresentação, agradeceu a presença e o apoio de todos os parceiros que contribuem para tornar este evento possível no Canadá.

Manuel DaCosta, anfitrião da noite, disse-nos que “Acho muito interessante para um país que tem o futebol como desporto rei e não ser uma nação com grandes tradições nos desportos de inverno e vermos um ou dois atletas a representarem Portugal nos Jogos Olímpicos. Tudo isto mostra o bom trabalho e coragem na massificação de ações de promoção destas modalidades”. Manuel DaCosta terminou dizendo “A Federação está de parabéns e merece o nosso apoio”.

Os dirigentes fizeram a entrega de uma camisola comemorativa da Federação de Desportos de Inverno ao comendador Manuel DaCosta.

 

IMG_0713 - milenio stadium IMG_0741 - milenio stadium

 

O Governo português esteve representado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Joaquim do Rosário, que mostrou surpresa com a história dos desportos de inverno em Portugal e satisfeito com a resiliência da Federação e colaboração entre Canadá e Portugal: “Para mim, foi uma agradável surpresa ter conhecido melhor o que é desporto de inverno em Portugal, que confesso que sabia muito pouco. A vinda da Federação à cidade de Barrie para organizar a Taça de Portugal de Curling e os encontros comunitários deram-me a mim e à comunidade portuguesa a oportunidade de conhecer melhor esta modalidade. Tendo uma Federação em Portugal e jogadores e torneios no Canadá, evidencia a ligação forte com Portugal. Gostaria também de agradecer a imprensa pela divulgação destes eventos”.

Também conversamos com a família Ribau. Uma família canadiana com sangue lusitano com uma história incrível ligada aos desportos de inverno.

José Ribau, Bridget Freitas, Chris Ribau e Sabrina Ribau representaram Portugal em vários momentos das suas vidas, levando o curling português com “sabor” canadiano para o mundo. Agora responsáveis do Programa Português de Curling, partilharam connosco um pouco da sua história e do que sentiam.

Para o José Ribau, “Foi uma honra para mim participar com os meus três filhos nas competições de Duplas Mistas e representar a equipa portuguesa. Foi uma experiência única de vida”. “Nós somos uma família super orgulhosa das nossas raízes e foi uma experiência incrível representar Portugal numa modalidade amada por muitos no Canadá. Estou muito agradecida”, afirmou Bridget Freitas.

Já Chris Ribau disse: “Eu cresci com a cultura portuguesa e representar Portugal foi maravilhoso. Posso dizer que é um sentimento e uma experiência indescritível”.

Por último, Sabrina Ribau confessou ao nosso jornal: “Eu cresci praticando várias modalidades desportivas e sonhava um dia poder representar uma nação. Eu nunca sonhei que seria Portugal, mas aconteceu e foi a perfeita combinação do amor que eu tenho pelo curling e do orgulho da minha herança cultural portuguesa”.
A família Ribau ainda fez uma demonstração de um grito de força e união praticada antes de cada partida. Com tudo isso, é seguro dizer: família que pratica desporto unida, permanece unida.

Esta foi a primeira competição nacional de curling organizada inteiramente pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal e os vencedores vão agora tentar apurar-se para o Mundial de Duplas Mistas de 2024, num evento de qualificação que acontecerá na Escócia, em dezembro deste ano.

O curling é uma modalidade de desportos de inverno, em que jogadores de duas equipas lançam pedras através de uma pista de gelo, tentando pontuar mais pontos que o adversário. Este desporto é originário da Escócia, sendo que o clube mais antigo ainda existente é o Kilsyth Curling Club fundado em 1716.

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal é a autoridade portuguesa em matéria de desportos de inverno em Portugal, tutelando as seguintes modalidades: Esqui Alpino, Esqui Fundo, Esqui Freestyle, Snowboard, Curling, Hóquei no Gelo, Bobsleigh, Skeleton, Luge, Patinagem Artística e Patinagem de Velocidade.

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal é uma organização sem fins lucrativos dotada de estatuto de utilidade pública desportiva, que tem como principais objetivos promover, regulamentar e dirigir a nível nacional a prática de desportos relacionados com a neve e gelo, nas vertentes formativa, desportiva e cultural. Desde janeiro de 2016 detém também a concessão da Pousada de Juventude da Serra da Estrela.

A Federação também conta com projetos e formação como: Ice 4 All, Brincar na Neve, Ski 4 All e Formação (este último dedicado à formação de recursos humanos).

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER