Desporto

Marcar cedo e cedo erguer, deu saúde…mas só a alguns

Taça da Liga: Benfica, 2 – Portimonense, 2

A eficácia contra o poder de acreditar.
Benfica e Portimonense empataram na Luz para a Taça da Liga, num jogo de altos e baixos onde o único beneficiado foi o futebol.
As ordens do Benfica eram para vencer e não repetir aquilo que se tinha passado diante do Sp. Braga e, como tal, Rui Vitória não facilitou e colocou muitas das principais figuras da equipa.
Do outro lado, Vítor Oliveira cumpriu o que tinha prometido e levou a cabo uma verdadeira revolução na equipa inicial, exceção feita a Pedro Sá e Paulinho, este último que haveria mesmo de sair lesionado antes do intervalo, para azar dos azares.
A primeira parte teve pouco que contar e muito por culpa de Jonas, que decidiu escrever uma história como tantas outras esta época, mas com direito a prólogo.
Aos 52 segundos, o avançado brasileiro abriu o marcador, após uma bela jogada de ataque, com Zivkovic a abrir um corredor para Grimaldo e este a encontrar o colega no coração da área. Golo fácil e primeiro contratempo para os algarvios, que certamente não esperariam ver-se em desvantagem tão cedo.
O golo de Jonas permitiu ao Benfica controlar o jogo a seu bel-prazer, apostando na posse de bola e nos passes. Processos simples, mas que foram criando dificuldades ao setor mais recuado dos visitantes.
À meia hora, o Portimonense reagiu e chegou com maior perigo à baliza de Svilar, uma das novidades lançadas por Rui Vitória. Por duas vezes, o jovem belga teve de se aplicar a fundo para negar o empate.
Foi, no entanto, contra a corrente do jogo que o Benfica aumentou a vantagem. Aos 33 minutos, Lisandro López foi lá acima cabecear para o segundo, na sequência de um canto cobrado por Pizzi.
O resultado ao intervalo justificava-se, pelo domínio que o Benfica teve nos primeiros 45 minutos, mas ficou sempre a sensação de que o Portimonense poderia levar mais perigo, se tivesse mais assertividade nos seus ataques.
Deram-lhes a provar do mesmo veneno…e teve efeito
O Portimonense não perdeu o ímpeto e esteve perto do empate, numa primeira vez, quando Svilar comprometeu num lance aos 72m e deixou o golo à mão de semear.
Foi o presságio para o que viria a acontecer minutos mais tarde. Novamente na sequência de uma bola parada, Pires cabeceou para defesa apertada de Svilar, que aliviou para a frente, mas Jadson fez o golo do empate na recarga, quando estavam decorridos 85 minutos.
Balde de água fria que gelou por completo a Luz.
Das bancadas não vinham cânticos de Natal, mas assobios bem audíveis até fora do estádio, certamente.
O empate pode comprometer as contas do apuramento, em caso de vitória do Sp. Braga sobre o V. Setúbal e os encarnados veem novamente a vida a andar para trás, desta feita noutra competição.
Um empate com sabor a derrota na Luz, mas uma lição de como o acreditar até parece dar força a quem, à partida, não a tinha.

Jogo realizado no Estádio da Luz, em Lisboa.
Benfica – Portimonense, 2-2.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Jonas, 01 minuto.
2-0, Lisandro, 33.
2-1, Pires, 47.
2-2, Jadson, 84.
Equipas:
– Benfica: Svilar, André Almeida, Lisandro, Rúben Dias, Grimaldo, Samaris (Keaton Parks, 62), Pizzi (Seferovic, 81), Salvio, Krovinovic, Zivkovic (Diogo Gonçalves, 63) e Jonas.
(Suplentes: Bruno Varela, Seferovic, Cervi, Jardel, Keaton Parks, Diogo Gonçalves e João Carvalho).
Treinador: Rui Vitória.
– Portimonense: Leo, Manafa, Jadson, Felipe Macedo, Inácio, Paulinho (Fabrício, 43), Oriol Rossel, Pedro Sá, Bruno Tabata (Ryuki, 74), Pires e Wellington Carvalho (Lumor, 68).
(Suplentes: Carlos, Lucas, Ryuki, Dener, Ewerton, Lumor e Fabrício).
Treinador: Vítor Oliveira.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Oriol Rossel (38) e Inácio (66).
Assistência: Cerca de 21.355 espetadores.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER