Temas de Capa

A cada passo a vida acontece…

 

 

Ora viva, bom dia,
Mais uma sexta-feira. Esta com sabor a virar de página, ou não fosse a última deste mês. Já lá vai meio ano e o que alcançou? Não me diga que só manteve a rotina de sempre? Nada de novo? Não lhe apeteceu? Pois, pense novamente porque o tempo corre e esgueira-se por entre os dedos das nossas mãos, mais rápido do que realmente queremos. E por falar em correr, talvez comece com uma boa caminhada. Faz bem ao corpo e a alma. E é precisamente desse tema que o jornal Milénio nos vai falar esta semana.

Caminhar é um hábito que muito faz pela nossa saúde e bem-estar, e que devemos manter ao longo da vida para uma boa longevidade e não só.

Sabia caro leitor/a que esta é uma prática muito usada ao longo dos tempos, que para além de ser um excelente exercício, ainda nos ajuda a aumentar a criatividade e a resolver problemas e traumas mais complexos.
Já dizia Jean Jacques Rousseau, que foi filósofo, escritor e compositor – “Só consigo pensar quando caminho. A minha mente só funciona com as minhas pernas”.

É muito por aí. Com as endorfinas que o nosso corpo liberta, não é de todo errado, e já me dizia a minha mãe, quando as coisas não lhe corriam de feição – “vou dar uma volta e já venho. Vou arrefecer os miolos“. Coisa de mulher ? Não creio. Coisa de ser humano que já os antigos sabiam. Temos muito que aprender e se caminhar estimula, vamos a isso. Por acaso, nunca caminhei tanto como agora. Tenho de passear o meu miúdo patudo, o Ross, e vejo as coisas com outros “olhos”. Apreciar esta e aquela flor ou planta que quiçá sempre nasceu ali, ano após ano, mas porque eu não passava por aquele determinado lugar nunca dela/s me apercebi. Caminhar dá-nos espaço e oxigena a mente. Quando estamos em situação de caos ou de conflito nunca devemos responder com a “cabeça quente” e para quem faz grandes escaladas, caminhadas, peregrinações, talvez seja esse o intuito principal. Refrescar a mente, pensar em alternativas e com melhores pensamentos para que as coisas “corram” melhor. Torna-se num círculo vicioso? Que assim seja. Que seja pelo bem da nossa saúde. Mental e física. É o que é e vai valer sempre o que vale.

Com toda a certeza, testemunhos de pessoas que o fizeram por uma e muitas razões podem ser lidos nas páginas deste grande semanário, que semana após semana, coloca em cima da mesa temas de grande relevo.

Disse ainda Friedrich Nietzsche, que foi um grande filósofo alemão – “Todos os pensamentos realmente grandes são concebidos enquanto se caminha”

Assim, hoje sabemos e a ciência confirma, que estes pensadores e filósofos antigos não podiam estar mais certos. Ficou comprovado que andar a pé, expande o nosso cérebro pois ao fazê-lo estamos a:

  1. Intensificar o fluxo de sangue para a cabeça
  2. Ampliar a dimensão do hipocampo, onde armazenamos as nossas memórias,
  3. Melhorar o desempenho cognitivo
  4. Promover o nascimento de novos neurónios e de novas ideias, estimulando a criatividade

Ficam as dicas. Até já e pelas 6 horas da tarde, horas de Toronto, mais um Roundtable nas lides de Manuel DaCosta e seus convidados. “Onde a falar é que a gente se entende“.
Até já,
Cristina

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER