ÁfricaUncategorised

Angola destaca “prosperidade sustentável” na assembleia da OACI

milenio stadium - Presidente do Conselho Salvatore Sciacchitano
Presidente do Conselho Salvatore Sciacchitano. Créditos: Francisco Pegado

 

Uma delegação angolana liderada pelo ministro dos Transportes de Angola participou na 41ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional – OACI (International Civil Aviation Organization – ICAO) em Montreal, Canadá. O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, esteve no evento como chefe da delegação angolana, que aconteceu do dia 27 de setembro a 7 de outubro.

Durante a assembleia, o ministro dos Transportes de Angola dirigiu-se à plateia, para sublinhar que “Angola reafirma a importância do papel da OACI na garantia da segurança para o desenvolvimento ordenado da aviação civil internacional, conforme refletido no espírito da Convenção de Chicago, nestes tempos desafiadores’’. Para o efeito, e com vista a melhorar as capacidades de supervisão da segurança e elevar os níveis de implementação efetiva de elementos críticos no período 2021-2022, Angola concluiu o processo de formalização da ANAC, Autoridade de Aviação Civil Angolana, órgão totalmente independente com amplos poderes regulatórios de supervisão e fiscalização.”

Ricardo Viegas D’Abreu sublinhou ainda que “Angola tem vindo a trabalhar no sentido de fornecer infraestruturas adequadas para apoiar operações aéreas seguras. Apesar das restrições pandémicas, desde o início de 2021 e 2022, foi realizado um extenso trabalho na reabilitação das áreas de movimento do Aeroporto Internacional de Luanda, que permitirá finalmente a conclusão do seu processo de certificação, cumprindo o quadro regulamentar estabelecido”.

O ministro anunciou também alguns dos planos para o próximo ano, como “a inauguração do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto de Luanda, uma infraestrutura moderna com capacidade para 15 milhões de passageiros, e amplas instalações logísticas para movimentação de cargas, alinhados com as normas e princípios ambientais estabelecidos para a indústria da aviação e sua sustentabilidade para o futuro”. Outra meta para 2023 é a conclusão do Angola USOAP (Programa de Auditoria de Supervisão de Segurança Universal) no primeiro trimestre do ano, que provará que nada é impossível com forte empenho e vontade de fazer as reformas, criar emprego e, acima de tudo, prosperidade sustentável.

 

Omar Alghabra - milenio stadium
Omar Alghabra. Créditos: Francisco Pegado
Secretário Geral da OACI, Juan Carlos Salazar Créditos: Francisco Pegado

 

No final, Ricardo D’Abreu lembrou que “como afirmamos em setembro de 2019, estes esforços só serão prósperos se continuarmos a contar com o apoio da OACI, na promoção do desenvolvimento do capital humano e no reforço da capacidade institucional, bem como na introdução de soluções inovadoras para reduzir a disparidade entre os países africanos e os países desenvolvidos numa genuína assunção do lema “nenhum país pode ficar atrás”.

Durante os dias do evento realizaram-se encontros simultâneos com entidades do mais alto nível do setor dos transportes, como o ministro dos Transportes do Canadá, Omar Alghabra, o Secretário Geral da OACI, Juan Carlos Salazar, o presidente do Conselho Salvatore Sciacchitano e empresários.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER