Temas de Capa

Tarot

tarot-cards-2023-1024x512

 

O tarot é um oráculo e baralho de uso recreativo e esotérico utilizado maioritariamente no século XVIII, geralmente composto por 78 cartas. Há relatos do seu uso pela nobreza italiana desde o período renascentista. Desde o século XVIII, as cartas passaram a ser usadas para a previsão do futuro e desde fins do século XIX elas integram o cerne do esoterismo moderno juntamente com a cabala, a astrologia e a alquimia.

A primeira grande publicidade acerca do uso divino do tarot veio de um ocultista francês chamado Alliette, sob o pseudónimo de “Etteilla” (o seu nome ao contrário), que atuou como vidente e cartomante logo depois da Revolução Francesa. Etteilla desenhou o primeiro baralho esotérico, adicionando atributos astrológicos e motivos “egípcios” a várias cartas, elementos alterados do Tarot de Marselha, e incluindo textos com significados divinos escritos nas cartas.

Madalena Balça/MS

Estrutura

O tarot esotérico é constituído de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos:

Arcanos maiores 
Os arcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das ideias e possibilidades da vida, a saber.

 

rreer (1)

 

Arcanos menores

Os Arcanos menores que expressam os resultados e as formas das ideias, contidos no primeiro conjunto, possuem 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval.


 

wewewe (1)

Naipe de ouros

O naipe de ouros está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de ouros existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicado aos estudos e ao trabalho.

Naipe de paus

O naipe de paus liga-se ao elemento fogo que tudo transforma sem ser alterado. Está relacionado ao plano energético e espiritual bem como à coragem, vontade e poder de realização. Representado pelo bastão.

Naipe de copas

No tarot, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como recetáculo das nossas emoções.

Naipe de espadas

O naipe de espadas corresponde ao elemento ar e está relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento. Representado pela espada, está ligado ao fazer e à criatividade.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER