Temas de Capa

Portugal Green Walks: Caminhar e conhecer um Portugal genuíno

 

Paulo Lopes é acima de tudo um apaixonado pelo Norte de Portugal. Depois de 10 anos de muito contacto com a natureza, caminhando por sítios cheios de beleza e algumas histórias para contar, resolveu partilhar os seus “segredos” com quem, como ele, seja apaixonado pela natureza, pela gastronomia, pela cultura popular, maneira de viver e de ser dos portugueses. Criou a Portugal Green Walks e desenvolveu, ao longo dos anos, um conceito de turismo diferente do mainstream.

A maior parte dos clientes desta empresa são estrangeiros, alguns chegam a Portugal de bem longe, como por exemplo do Canadá, só para viverem umas férias diferentes. Repararam que usei o verbo viver? Pois, foi de propósito, porque as propostas da Portugal Green Walks são de tal modo intensas que têm que ser vividas na sua plenitude.

Seja percorrendo os Caminhos de Santiago, seja partindo à descoberta do Vale do Douro, Trás-os-Montes, Minho, através de percursos plenos de beleza, que proporcionam um inesquecível contacto com a natureza. A Portugal Green Walks proporciona tudo aos clientes, sem ser invasiva, numa espécie de liberdade acompanhada à distância, que não deixa que nada falte.

Quem escolhe este tipo de turismo? O que procura nesta imersão na natureza? Foram estas e outras perguntas que fizemos a quem tem um conhecimento aprofundado, literalmente, do terreno onde se espalha o encanto de Portugal.

Milénio Stadium: Da sua experiência, o que leva as pessoas a fazerem longas caminhadas – não apenas o Caminho de Santiago?
Paulo Lopes: Julgo que antes de mais tem a ver com um certo estilo de vida: A necessidade de se sentir bem, quer fisicamente quer mentalmente, uma conexão à Natureza, uma certa liberdade, um desafio pessoal e a vontade de conhecer outras regiões ou culturas.

MS: Sente que com os serviços que a sua empresa presta, vocês ajudam os clientes a encontrarem uma outra forma de olhar para a vida?
PL: Com certeza. No fundo, cada programa que sugerimos tem em si um conjunto de experiências implícitas. Todo o conhecimento e sensações que são absorvidas por via dos 5 sentidos ao longo das caminhadas são a forma mais gratificante de pensarmos que ainda vivemos num mundo onde há muito para descobrir e que vale a pena viver cada um destes momentos intensamente.

MS: Que tipo de preparação física ou mental recomendam aos vossos clientes quando vos contratam para fazer uma das caminhadas propostas pela Portugal Green Walks?
PL: Em termos físicos, é importante que já estejam habituados a caminhar regularmente. Não precisam de fazer nada muito exigente, mas o corpo já deve estar “calejado”. Ter um equipamento minimamente adequado também ajuda em situações mais desafiantes. Em termos mentais, estamos a falar sobretudo de virem com mente aberta. Cada programa é uma jornada onde o imprevisto pode acontecer. Desconectar do seu dia a dia, ser flexível, relativizar ou sentir-se grato são condições para que a experiência seja um sucesso e que possam ficar com memórias inesquecíveis.

MS: O tipo de acompanhamento que fazem em cada caminhada ou escalada baseia-se numa liberdade controlada, porque vocês estão sempre nas “costas” dos vossos clientes, garantindo a sua segurança. Esta afirmação está correta? Se sim, como garantem esse tipo de acompanhamento e segurança?
PL: Sim, está correto. Em primeiro lugar os nossos programas são desenhados para um público com mais de 50 anos de idade, que privilegia caminhadas fáceis ou moderadamente exigentes, por caminhos fáceis que os locais costumam usar para ligar aldeias ou então trilhos bem definidos se estivermos a pensar em parques naturais.
Contudo, embora tentemos minimizar os riscos ao máximo há sempre imprevistos, seja por via de comida que não lhes caiu bem, entorses nas caminhadas ou uma queda por distração. Pode ainda acontecer que num dia de maior calor o cliente não se sinta em condições para terminar a caminhada e peça ajuda. Nestas situações, o cliente liga para o nosso número de emergência, disponível 24h, 7 dias por semana, relata o sucedido e nós providenciamos forma de ajudar o cliente, levando-o até ao hotel mais próximo ou se a situação o exigir, até ao hospital onde fazemos o acompanhamento da sua situação até ter alta.

MS: As caminhadas que têm no vosso portfolio têm também a finalidade de dar a conhecer um Portugal desconhecido para muitos?
PL: Esse é o nosso objetivo. Dar a conhecer um Portugal genuíno, as nossas paisagens, a nossa cultura, tradições e gastronomia. Através de um programa de caminhadas os clientes conseguem absorver lentamente, e ao seu ritmo, as múltiplas surpresas que vão encontrando e que cuidadosamente preparámos para eles.

MS: O Caminho de Santiago ainda é um caminho de fé, de peregrinação, ou transformou-se em mais uma prova de superação pessoal?
PL: O Caminho de Santiago é uma rota universal. As motivações de cada pessoa que se predispõe a empreender esta jornada são múltiplas.

 

green walks

Alto-Minho-Cycling-Tour-25-1-550x498
one-day-camino-santiago-4-800x600
Highlights-of-Douro-International-Natural-Park-and-the-Coa-Valley-6-800x600
Heart_and_Soul_of_Douro_Valley-8-800x600
Alto-Minho-Cycling-Tour-25-1-550x498 one-day-camino-santiago-4-800x600 Highlights-of-Douro-International-Natural-Park-and-the-Coa-Valley-6-800x600 Heart_and_Soul_of_Douro_Valley-8-800x600

 

MS: Este tipo de turismo muito virado para a natureza e até descoberta de uma outra perspetiva de zonas que muita gente pensa já conhecer bem, está a ser cada vez mais procurado? Se sim, pode caraterizar em traços largos os seus clientes – idade média; tipo de profissão e onde vivem (litoral ou interior, cidades ou terras mais pequenas…); portugueses ou estrangeiros?
PL: Sim. Sentimos ano após ano um aumento da procura por espaços naturais e por um maior contacto com a Natureza.
Os nossos clientes são maioritariamente estrangeiros (95%), com idades superiores a 50 anos. Vêm em casais ou pequenos grupos de amigos, muitas vezes reformados, mas que todos os anos procuram um programa de férias ativas, para zonas de baixa densidade populacional, onde possam usufruir de um alojamento de qualidade e uma boa gastronomia.
Os nossos clientes vêm sobretudo dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Dinamarca. Contudo recebemos clientes de todo o mundo.

MS: De todos os percursos que propõem, qual é o mais procurado? Há alguma explicação para essa preferência?
PL: O mais procurado é sem sombra de dúvida o Caminho Português da Costa.
O Caminho Português está com uma projeção muito forte internacionalmente, sobretudo nos Estados Unidos por força de alguns filmes sobre o Caminho, Associações de peregrinos ou então por partilha nas redes sociais das experiências e recomendações de quem já o fez.

MS: Quem faz um percurso convosco, normalmente volta mais tarde para fazer outro?
PL: Grande parte sim. Eu diria que uma larga percentagem dos nossos clientes chega até nós porque quer fazer o Caminho de Santiago e depois, gostando da nossa forma de trabalhar e da experiência imersiva que acabou por ter ao longo do Caminho, volta no ano seguinte com o intuito de querer conhecer um pouco mais sobre o Norte de Portugal. Aí alargamos os horizontes para o Parque Nacional da Peneda Gerês ou para o vale do Douro Vinhateiro ou então para alguns programas relaxantes que temos ao longo das praias da Costa Atlântica, entre a Póvoa de Varzim e Caminha.

MS: Na sua perspetiva e pela sua experiência, quais são os principais benefícios para a saúde, de se fazer este tipo de caminhadas?
PL: Quem pratica caminhadas regularmente e em especial como forma de fazer férias ativas, tem múltiplas vantagens. Não sou um expert na área da saúde mas sei que o nosso corpo agradece!
Mantermo-nos em forma fisicamente é sem dúvida um fator importante para melhorarmos e prolongarmos a nossa vida ativa.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER