Temas de Capa

Maria e Manuel Araújo – Northern Portugal Cultural Centre

 

Vive em Oshawa há mais de 40 anos e trabalha como voluntária no Northern Portugal Cultural Centre, daquela cidade, desde que o clube abriu portas. Veio de Portugal, depois de casar. Manuel, seu marido, natural de Rio Frio, Arcos de Valdevez, trouxe a esposa de Paredes de Coura, para Oshawa e por lá fizeram toda a vida.

Maria Araújo ainda hoje faz de tudo um pouco no clube – cozinha, limpa e arruma, ajuda o marido na limpeza exterior, enfim o que for preciso fazer. A conversa começou com uma pergunta muito simples…

E porquê, dona Maria? Qual é a razão principal para dar do seu tempo ao clube?
Sabe eu reformei-me cedo. Depois o meu filho meteu-se lá no clube e depois do meu filho se meter, nós é que continuámos, porque ele era que tomava conta do prédio. Nós é que tínhamos que cuidar da limpeza e isso tudo. Quando arrendam o salão arrumar e lavar tudo. Pois, preparar as coisas assim.

Sente que o trabalho que está a fazer também é um bocadinho a sua forma de estar ligada a Portugal?
É a gente gostar de Portugal e querer manter Portugal aqui, querer aguentar as pessoas com estes estilos de Portugal. Mas as pessoas de idade já está tudo a se ir embora. As que mais trabalhavam. Uns já morreram e outros também. Estamos fracos. Eu com 75 anos já não posso trabalhar muito lá.

A senhora trabalhava mais na cozinha, não é?
Era trabalhar mais na cozinha, mas ajudava quando o meu marido precisava para limpar o salão e limpar a cozinha, que também era preciso ter sempre limpa.
A cozinha dá muito trabalho, tem que se limpar porque as inspeções são muito rigorosas, querem as coisas em condições, na lei. Antes de me reformar já ajudava na cozinha, quando faziam os jantares ao fim de semana, mas depois de me reformar é que passei a dedicar-me mais. Há 30 anos que eu trabalho lá.

A senhora acha que os clubes vão continuar a ter pessoas assim, a dedicarem-se como a senhora?
Não, se os novos não se meterem a trabalhar o clube, os clubes acabam. Acabam porque os novos não trabalham, não querem trabalhar. Além disso, não sabem.
As mulheres não se habituaram a cozinhar, a saber coisas para poder trabalhar, a fazerem, por exemplo, bolos de bacalhau e rissóis e essas coisas. Penso que eles que não se vão aguentar, eles bem querem, estes que tem assim meia idade, eles bem querem, mas não sei… se calhar o que eles têm que fazer é usar os restaurantes, o clube ganha menos dinheiro, mas tem de usar o restaurante para fazer a comida, certas comidas, porque não tendo quem cozinhe… por exemplo, eu, agora as panelas são muito pesadas para mim, isto é um problema muito grande que eles não sei se vão aguentar.

O que é que significa o Dia de Portugal para si?
Para mim significa um dia grande para os que estão aqui. Eu acho que todas as pessoas deviam participar que não se devia acabar. Não se devia esquecer, mas não sei, não.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER