Comunidade

Tradição anual com a participação da Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto

Com as festividades natalícias a tomarem conta da vida das pessoas, multiplicam-se as iniciativas de Natal, um pouco por todo o lado, para celebrar o nascimento do Menino Jesus.
Na noite de 16 de dezembro, a Igreja de Santa Maria, uma das mais antigas paróquias da Arquidiocese de Toronto, fundada em 1852, ofereceu aos seus paroquianos mais um concerto de Natal. Uma tradição anual que começou com a chegada do padre Fernando Couto há quase 10 anos.
“Tendo a Banda Senhor Santo Cristo de Toronto, por que não fazer um concerto. Todos os anos, a gente muda um pouco e fazemos um concerto para a paróquia”, explica o padre, ele que vê futuro no projeto com a entrada de mais jovens.
A caminho dos 10 anos de serviço religioso nesta que é a paróquia mais antiga para os portugueses em Toronto, onde a BSSC foi criada há 51 anos atrás, o padre Fernando fala numa experiência interessante.
“É interessante trabalhar com imigrantes numa paróquia que está sempre a mudar. Já foi portuguesa a 100 por cento, agora somos só 42 por cento. Está a mudar de rosto, com gente jovem de muitos países, que são aqueles que enchem agora os bancos da igreja”, observou.
A Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto apresentou um repertório naturalmente alusivo ao Natal, incluindo canções como “The most wonderful time of the year”, “Veni, Veni”, “The gift” e “Mary’s boy child/Oh my lord”, entre outros temas bem conhecidos. A grande surpresa da noite foi quando a jovem Sandra Silva interpretou o tema “Have yourself a Merry Little Christmas”, um clássico desta época.
Há oito anos na BSSC, onde toca tuba, o vice-presidente Bryan Soares diz que estar à frente desta banda é especial, porque todos são amigos e muito unidos. “É como uma família”. E indicou que o concerto da noite demorou dois meses a preparar e foi dedicado a um dos músicos (José Correia) que não pôde estar presente por se encontrar doente.
A Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto foi fundada em 1966 e tem cerca de 60 elementos. A maioria dos músicos tem raízes açorianas. O elemento mais antigo tem 82 anos e o mais novo 7 anos de idade. O objetivo principal é continuar com as tradições dos seus pais.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER