Temas de Capa

Magellan Community Centre: Arranca a obra na presença de Marcelo Rebelo de Sousa

Magellan-3D-View-Building - Milenio stadium

 

Esta é uma semana repleta de momentos importantes e muito significativos para a comunidade portuguesa residente no Canadá.

A presença em território canadiano da mais alta figura do Estado português, que se desloca de Portugal para, junto da comunidade portuguesa, celebrar os 70 anos de imigração portuguesa no Canadá, só por si já seria motivo de orgulho e satisfação, mas há um conjunto de eventos que integram o programa oficial da visita do Presidente da República que se destacam pelo profundo simbolismo que encerram. Naturalmente que a inauguração oficial da exposição Movimento Perpétuo: The Portuguese Diaspora in Canada é um desses momentos, mas no sábado dia 16, por volta do meio-dia, o Presidente da República portuguesa e toda a comitiva que o acompanha estarão no 640 da Landsdowne Avenue, em Toronto, para presenciarem o lançamento da primeira pedra daquela que será a mais importante obra na história destes 70 anos da comunidade portuguesa residente no Canadá, o Magellan Community Centre.

Manuel DaCosta, presidente da Direção do Magellan Community Centre, começou por considerar que esta visita é muito positiva, pelo contributo que pode dar para ajudar a dar a conhecer a realidade da comunidade portuguesa no Canadá – “realmente eu acho que o que está a acontecer esta semana em Toronto, e também aconteceu em Montreal, é muito positivo para as comunidades portuguesas no Canadá. O Presidente da República portuguesa visita-nos e talvez fique com uma perceção daquilo que é a comunidade portuguesa neste país que nos acolhe desde há 70 anos. No fim de contas, talvez com esta visita o Presidente Marcelo e toda a comitiva ajudem a mostrar ao resto do mundo onde há portugueses, quem somos nós aqui no Canadá. Acho que neste enquadramento, a exposição do Professor Gilberto Fernandes, que está patente no Toronto Metro Hall, “Movimento Perpétuo: The Portuguese Diaspora in Canada” é muito importante porque, realmente, reflete as nossas vidas nos últimos 70 anos cá no Canadá. E é isso, principalmente, que o Presidente da República vem cá fazer – celebrar os 70 anos da imigração portuguesa no Canadá”.

E que melhor forma pode existir para honrar os que aqui chegaram primeiro, os mais velhos, do que erguer uma casa que lhes proporcionará uma velhice digna, rodeados pela sua cultura, a sua língua-mãe, a sua gastronomia? Pois é exatamente isso que será o Magellan, um lar de cuidados continuados culturalmente dedicado aos portugueses. Uma necessidade sentida há muitos anos, mas que agora começa a ser mais do que um sonho, com o ato simbólico de se lançar a primeira pedra o Magellan começa a ser uma realidade. A presença de Marcelo Rebelo de Sousa e respetiva comitiva acrescenta ainda mais significado ao ato e Manuel DaCosta explicou-nos como surgiu esta oportunidade e que significado deve ser atribuído a este momento – “com respeito ao lançamento da primeira pedra do Magelan Community Centre – o Ground Breaking Ceremony – ele estava já previsto há muito tempo, mas aconteceram uns certos atrasos. Entretanto, tivemos a felicidade de a visita do Senhor Presidente calhar de ser na mesma altura em que tínhamos pensado fazer esta cerimónia e então ajustámos as datas para que fosse possível contarmos com a presença do Chefe de Estado português. O que significa isto? Significa que a comunidade portuguesa residente no Canadá, mais concretamente de Toronto, Ontário, vai dar mais um passo para a frente. Significa a relevância que este projeto tem para a comunidade e, sinceramente, o que eu espero é que todos compreendam a importância desta obra e, fundamentalmente, que todos compreendam o que é que realmente se está a fazer. Não se trata de construir apenas um prédio, estamos todos juntos, ao levantar esta obra, a honrar os nossos mais velhos. Estamos a dizer aos que nos antecederam o quão importantes eles são para nós e quanto lhes estamos agradecidos por todos os “caminhos” que nos abriram. O Magellan nasce porque os idosos são muito importantes nas nossas vidas e nós queremos apoiá-los, nesta fase das suas vidas, de uma forma mais especial. E então para mim, depois dos anos todos que se tem trabalhado nisto, é importante que este passo seja dado. O ato simbólico de lançar a primeira pedra serve para nos encorajar (não só a mim que vou continuar), mas àqueles que também podem apoiar e a restante comunidade que pode ser incentivada a juntar-se a este projeto. A presença do Presidente português vai talvez mostrar à comunidade a importância deste projeto, porque às vezes é importante termos pessoas como o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a dar uma imagem mais credível e oficial a momentos como o que vai acontecer amanhã (sábado, dia 16, ao meio-dia). É por isso que estou grato que o Sr. Presidente e a comitiva que o acompanha, consigam presenciar um momento com tanto simbolismo para todos nós. Espero que, no futuro, o Sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa regresse ao Canadá para estar presente no momento da inauguração do prédio quando já tiver gente lá dentro”.

Neste ano em que se celebra a chegada do navio Saturnia a Halifax, no dia 13 de maio de 1953, a comunidade portuguesa residente na Grande Área de Toronto tem sido visitada por diversos políticos portugueses – o presidente da Assembleia da República, membros do Governo, deputados da Assembleia da República e agora o Presidente da República. Manuel DaCosta realça o que, na sua opinião, pode significar este interesse político relativamente a esta comunidade residente deste lado do Atlântico – “eu acho que é uma forma dos políticos portugueses reconhecerem a importância do futuro da emigração para o próprio país, Portugal. Deste modo, podemos demonstrar aos políticos que estamos bem integrados aqui, somos considerados e que vamos continuar a lutar pela nossa cultura fora de Portugal”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER