ViagensBlog

Santo António, as suas noivas e os arraiais de Lisboa

Santo António, as suas noivas e os arraiais de Lisboa-portugal-mileniostadium
Santo António em Alfama – Lisboa – Créditos: DR

Fernando Martins de Bulhões, conhecido por Santo António de Lisboa, é venerado pela sua santidade, sendo até Doutor da Igreja. No entanto, é como casamenteiro que a sua fama se propagou, ajudando as raparigas solteiras que lhe fazem promessas a encontrarem um bom marido! Pelo que se vai ouvindo, tarefa cada vez mais difícil. Ora o famoso Santo, nascido em Lisboa cerca do ano de 1191 (desconhece-se a data precisa do seu nascimento) destacou-se pelos seus dotes de orador e pregador. Viveu e estudou em Lisboa e Coimbra, tendo vivido e morrido em Pádua, Itália, em 1231. As duas cidades, Lisboa e Pádua, ainda hoje disputam o Santo para sua pertença! Em Lisboa, é a 13 de junho, feriado na capital, que se comemora o seu dia.

Santo António, as suas noivas e os arraiais de Lisboa-portugal-mileniostadium
Marchas populares Lisboa – Créditos: DR

É verão, os dias são longos e quentes. No bairro de Alfama, junto à Sé Catedral de Lisboa, a Igreja erigida em honra de Santo António torna-se pequena para tanta gente. Nas ruas, vendem-se manjericos. Pequenos vasos com uma flor perfumada, onde em cada um tradicionalmente se coloca uma quadra, normalmente de cariz amoroso. São oferecidos a quem se quer dedicar a quadra, sendo uma forma de declaração amorosa!

Na igreja, o pão de Santo António vende-se a uma fila de gente que ali aguarda por comprar o pequeno pão, para se guardar, e comer um pouco em momentos de aflição! Na rua empedrada que sobe desde a igreja de Santo António, onde é possível visitar o minúsculo quarto onde nasceu, até à Sé, muitos carros antigos desfilam trazendo as noivas, que a tradição faz cumprir todos os anos, como sendo “As noivas de Santo António”. Vestidas e penteadas a rigor, encantam quem as vê desfilar – são mais de 20 noivas, que chegam à Sé, onde os noivos já as esperam! Esta festa lisboeta, promovida pela Câmara de Lisboa, promove casamentos entre casais, na sua maioria jovens, que habitem na cidade, oferecendo todo o aparato, quer religioso, quer a própria boda e lua de mel.

Santo António, as suas noivas e os arraiais de Lisboa-portugal-mileniostadium
Noivas de Santo António – Créditos: DR

Com ou sem promessa a Santo António, ali estão elas, felizes e alegres com o noivo escolhido. É um rebuliço encantador. Ainda por todo o bairro de Alfama muitos são os altares a Santo António, construídos com muita criatividade, para que no concurso anual do mais bonito altar a Santo António ganhe o melhor! É a celebração do dia mais vibrante da cidade. As pessoas cruzam-se nas ruas, sorridentes e encantadas com o buliço deste dia, tão único e diferente de todos os outros.

À noite, as marchas populares desfilam num concurso de trajes, música e criatividade, pela conhecida Avenida da Liberdade. Pelos bairros da cidade, os bailaricos estão a cada esquina que se dobra. O cheiro a sardinha assada e quente no pão espalha-se pela noite e pela cidade. As pessoas comem, bebem, dançam e divertem-se, muitos até amanhecer!  É a cidade que venera o seu santo, Santo António de Lisboa!

Curiosamente foi também proclamado Padroeiro do Exército, tendo sido promovido desde o posto de soldado raso até chegar a General, tanto em Portugal como no Brasil. Recebendo soldo como qualquer soldado, a imagem acompanhava o exército nas batalhas, acreditando-se que ao Santo se devia cada vitória. É o nosso Santo António, que, de protetor de batalhas a casamenteiro, não há português que não o sinta como seu!

Luíza Silva Geraldes/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER