Temas de Capa

“A imigração é o motor da economia canadiana” – Charles Sousa

female-hand-holding-canadian-flag-to-celebrate-the-2022-01-30-01-30-22-utc

 

O luso-canadiano Charles Sousa, deputado no parlamento federal, é filho de um dos primeiros portugueses a chegarem ao Canadá. Um dos que veio em busca de uma vida melhor para si e para a sua família. Como ainda hoje acontece a tantos e tantas de várias partes do planeta Terra. Charles reconhece o que o Canadá proporcionou à família Sousa, e sabe que são milhões os que, ao longo dos tempos, foram beneficiando desta abertura deste país gigante à multiculturalidade e diferença.

O Canadá continua hoje a ser um país que acolhe pessoas provenientes de todo o mundo e que aqui procuram não o El Dorado, mas uma vida digna.

Hoje as suas funções no parlamento federal dão-lhe uma perspetiva mais próxima do que se está a pensar estrategicamente para o futuro do país e pelas suas respostas percebemos como Charles Sousa está otimista relativamente à capacidade do Canadá se ajustar ao crescimento esperado.

charles sousa - milenio stadiumMilénio Stadium: Na sua opinião, o país está preparado, em termos de infraestruturas, para um aumento da população como o que se prevê?
Charles Sousa: A imigração é fundamental para o crescimento económico do Canadá. Entre 2016 e 2021, os imigrantes representaram 80% do crescimento da população ativa do Canadá. Até 2025, pouco mais de 60% dos novos imigrantes serão candidatos à classe económica. A oposição quer fechar a porta aos novos imigrantes, o que significaria fechar a porta à construção de mais habitação, aos médicos de família e ao crescimento da nossa economia.
Sei que algumas pessoas estão preocupadas com o facto de o crescimento populacional recorde do Canadá estar a ultrapassar as infraestruturas e a habitação. O nosso governo tem vindo a fazer investimentos significativos para melhorar o nosso sistema de saúde, construir mais transportes públicos e construir mais casas mais rapidamente. Através do nosso plano de infraestruturas “Investindo no Canadá”, estamos a investir 180 mil milhões de dólares numa variedade de projetos de infraestruturas que garantirão que o Canadá continue a ser o melhor lugar do mundo para começar um emprego, criar uma família e construir uma vida.

MS: Na sua opinião, como é que se pode coordenar a necessidade de melhorar as condições de acolhimento – mais casas, mais unidades de saúde, melhor rede rodoviária – com a necessidade de mais população ativa?
CS: Penso que as duas coisas estão coordenadas. Como já disse, a imigração é o motor da economia canadiana. Isso significa que a imigração também impulsiona os investimentos em infraestruturas, cuidados de saúde e habitação. Sem imigração, teríamos de enfrentar os impactos negativos de uma população cada vez mais reduzida nos nossos serviços sociais e na nossa economia. No ano passado, o governo anunciou um Fundo Acelerador da Habitação no valor de 4 mil milhões de dólares para acelerar a construção de 100.000 novas unidades habitacionais. Para que essas casas sejam construídas, precisamos de mais pessoas a trabalhar nas profissões especializadas. É por isso que o nosso Plano de Níveis de Imigração selecciona indivíduos com competências para construir casas e encoraja-os a instalarem-se em zonas do país com capacidade habitacional.
Em fevereiro, o ministro Duclos anunciou um financiamento histórico de 196,1 mil milhões de dólares para os cuidados de saúde ao longo de 10 anos. Sabemos que existe uma escassez de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, e a procura só irá aumentar à medida que a nossa população envelhece. A imigração é a chave para garantir que os canadianos continuem a receber os cuidados de saúde de qualidade que esperam.

MS: Quais são as áreas profissionais mais necessitadas e que tipo de qualificações são mais bem-vindas no Canadá, e particularmente no Ontário, neste momento?
CS: O crescimento económico do Canadá está a ultrapassar a capacidade de alguns empregadores encontrarem trabalhadores. Reconhecemos que precisamos de fazer o trabalho agora para resolver a escassez de mão de obra e construir uma força de trabalho que seja capaz de satisfazer as exigências da nossa população envelhecida daqui a 10, 20, 30 anos. É por isso que o nosso governo fez o maior investimento em empregos e formação de competências da história do Canadá e está a tomar medidas sem precedentes para modernizar o sistema de imigração da classe económica.
Estamos a investir no emprego e na formação de competências, a aumentar a participação dos canadianos marginalizados na nossa força de trabalho, a recrutar trabalhadores talentosos para o Canadá através do nosso Programa de Reconhecimento de Credenciais Estrangeiras e a implementar a guarda de crianças de $10 por dia como uma medida para ajudar os pais a reintegrar a força de trabalho.
No mês passado, anunciámos a primeira seleção de sempre baseada em categorias para o Express Entry. Isto significa que o Canadá poderá agora convidar a candidatar-se à residência permanente candidatos excecionais que demonstrem uma experiência inestimável em domínios prioritários como os cuidados de saúde, STEM, construção civil, transportes e agricultura. Esta medida ajudará a resolver a grave escassez de mão de obra no mercado de trabalho e a estimular a economia canadiana.

MS: Que tipo de garantias oferece atualmente o Canadá àqueles que escolhem viver e trabalhar aqui?
CS: Como o meu pai sempre disse, o Canadá tem espaço suficiente para que todos tenham sucesso, aprendam e se ajudem mutuamente a crescer. Quando os recém-chegados têm êxito, o Canadá tem êxito. Ao proporcionar um sistema de saúde de classe mundial, uma economia próspera e uma sociedade inclusiva que incentiva a diversidade, estamos a lançar as bases para o sucesso. Continuaremos a construir a força de trabalho forte e qualificada de que o Canadá necessita, trabalhando em conjunto com os nossos homólogos provinciais, sindicatos e líderes da indústria.
Sinto-me muito privilegiado por ter a oportunidade de servir e trabalhar em conjunto para construir um Canadá forte, próspero e inclusivo para todos. Enquanto nos preparamos para celebrar o Dia do Canadá, lembro-me de como estou grato pelo facto de os meus pais terem optado por imigrar para o Canadá para proporcionar uma vida melhor ao meu irmão e a mim.
Happy Canada Day!

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER