BlogComunidade

Downtown Winery e família Tavares apoiam a Magellan Community Charities

downtown winery - magellan - milenio stadium
Créditos: Carmo Monteiro

 

A Magellan Community Charities, em parceria com a Downtown Winery, organizaram, no passado dia 20 de outubro, um evento de sensibilização e atualização do progresso do projeto que será erguido na 640 Lansdowne Ave., Toronto.

Manuel DaCosta, cofundador e membro do conselho administrativo, explicou ao Milénio Stadium que o principal objetivo do evento era esclarecer e informar a comunidade: “O objetivo desta noite é muito simples… é fazer com que a comunidade fique a par do que estamos a fazer, porque acho que há uma certa incerteza e falta de informação na comunidade sobre o que estamos a fazer, o que é o projeto, o financiamento e em que ponto está. Tudo perguntas legítimas! Falo assim porque muitas pessoas me perguntam o que é o projeto, o que é que envolve, quanto é que vais custar, etc…. e, depois de três ou quatro anos de andarmos a trabalhar neste projeto, ainda temos este tipo de perguntas tão básicas.”

O cofundador ainda nos alertou que a “comunidade ainda não compreende o que está a ser feito e acho que são eventos destes, feitos de vez em quando, em modo de Marketing, como meio de informação para a comunidade, que são muito importantes!” Para o efeito, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação detalhada sobre a evolução do projeto dos últimos anos e o ponto da sua situação atual. Quanto ao montante que ainda falta atingir para dar início às obras, Manuel DaCosta contou-nos que “isso vai ter uma flutuação consoante os custos do prédio e nós estamos a ver se reduzimos os custos o máximo possível… mas os custos dos materiais e de mão de obra têm subido muito. A inflação atinge principalmente coisas relacionadas com a construção, porém ainda faltam uns 7 a 8 milhões de dólares, contudo estamos muito otimistas de que vamos conseguir angariar esse montante. O que nós não temos, é muito tempo para o conseguir! Temos até maio de 2023, portanto, mais sete meses e acho que é possível, mas precisamos de um grande apoio (…). Este projeto vai seguir para a frente, é um projeto real e com valor e temos que envolver muito mais pessoas!”

Neste momento a “Capital Campaign”, processo fundamental de angariação de fundos, continua “a todo o vapor” e ao valor atual de 5 milhões e 700 mil dólares foi acrescentada a doação da família Tavares, em memória de David Nicodemio Tavares, no valor de 100 mil dólares, com a promessa de ser a primeira contribuição de várias que irão acontecer no futuro. “Como sabe o meu pai era português e a minha mãe é italiana (…) e o meu pai nunca nos deixou esquecer que também somos portugueses e queria que nos lembrássemos sempre disso. O meu pai já partiu, mas ele chegou cá (Canadá) muito jovem, trabalhou arduamente e construiu uma grande empresa e ele ia querer que apoiássemos a comunidade da melhor forma que pudéssemos. (…) Nós estamos aqui por causa dele, sentimos muitas saudades dele… e amo o facto de também ser português e quero apoiar de qualquer forma a comunidade, pois era isso que ele ia querer.” disse-nos Daniel Tavares, primogénito de David Tavares (†11.01.2021). Sobre o projeto, Daniel Tavares não tem dúvidas de que “é um bom projeto… nem todos tiveram a oportunidade de alcançar o sucesso que o meu pai teve e as pessoas têm que ter um espaço para onde possam ir quando se reformarem, com dignidade, onde se fala a língua portuguesa… a sua comunidade, as suas raízes. (…) eu quero isso para a minha família e para a comunidade portuguesa. Viver num edifício que lhes dê respeito, dignidade e a prestação de serviços que merecem em português.

 

[metaslider id=”101202″]

 

A comunidade portuguesa é a única que não tem uma casa deste género… os polacos têm uma, os ucranianos têm uma, os italianos e os chineses têm várias… e nós precisamos de uma na nossa comunidade. Este projeto é uma boa ideia e nós queremos apoiá-la!”

A Downtown Winery, localizada na 30 Ossington Ave. (Toronto), já é um ponto de encontro para quem gosta de degustar vinhos acompanhados com petiscos e para este evento a diretora da adega, Aimee
Macedo, organizou uma prova de três vinhos diferentes e presenteou os convidados com uma mesa muito bem composta por diversos queijos, charcutaria, salgadinhos, entre outros. Aimee Macedo não hesitou e aceitou o convite da sua prima Krystle Ferreira, membro do comité de Marketing da Magellan, a juntar-se a esta causa e falou connosco em nome da família Macedo, dizendo-nos que esta “é uma causa muito importante, porque não temos nada desta natureza na nossa comunidade… a brincadeira na nossa casa é que a minha mãe quer ser a primeira a registar-se neste novo lar de idosos (risos). Tenho a certeza de que vai haver muitas pessoas empolgadas e isso vai unir-nos e tornar a nossa comunidade mais próxima. Pessoalmente, adoro pessoas idosas por terem tanta sabedoria e todos nós devemos apoiá-los, pois eventualmente também lá chegaremos… se Deus quiser!”. Ainda nos confidenciou que “é a primeira vez que vi como é que o edifício vai ser e os detalhes do projeto e acho que vai ser incrível! (…) ter isto na Bloor e Lansdowne, um bairro ainda muito português, acho que vai ser mesmo incrível!”. Quanto às expetativas em geral, a diretora da Downtwn Winery disse estar em empolgada pois “vai mudar a área e vai ser lindo!”.

O Milénio Stadium convidou Manuel DaCosta a deixar uma mensagem direcionada à comunidade e o conhecido empresário e benemérito, gentilmente aceitou, dizendo: “vou começar por um ponto negativo e depois acabar com um ponto positivo. Tenho pena que a comunidade ainda não tenha compreendido o que é a Magellan… Magellan não é só um homem, um descobridor. Magellan é um projeto daqui, no Canadá, que vai acolher os nossos idosos e aqueles que não podem olhar por si próprios. O positivo vai ser visto mais tarde, quando nós nos começarmos a movimentar para dentro do prédio, começarmos a ajudar as pessoas e famílias e só aí é que se vão ver as coisas positivas que este projeto vai trazer realmente para a comunidade. Penso que será nessa altura que a comunidade vai entender o que se andou a fazer ao longo destes anos todos e o esforço que se tem estado a fazer. Quero agradecer a todos que ajudam, de uma forma ou de outra e quero agradecer à comunidade que, durante 70 anos, tem trabalhado arduamente nesta província, ajudando a construi-la, mas agora desejo que se olhe para o futuro… principalmente para o futuro das próximas gerações para que tenham um sítio que identifique a comunidade e por isso que se envolvam para que um dia possam dizer “eu fiz parte deste projeto”.

Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER