Temas de Capa

“A comunidade portuguesa, através da nossa cultura, tem sido pioneira” – José Maria Eustáquio

 

O jornal Milénio Stadium destaca esta semana, como tema de capa, o impacto da cultura portuguesa no Canadá. Procuramos saber através de várias lideranças que cultura portuguesa está a ser projetada e promovida no Canadá.

As comemorações do Dia de Portugal cresceram ao longo dos anos e entre elas a Parada que acontece na Dundas St, em Toronto, tornando-se no maior encontro público de imigrantes portugueses e seus descendentes no Canadá. No desfile são destacadas associações comunitárias, empresas e outras organizações de várias áreas da sociedade.

O Governo Federal do Canadá reconheceu formalmente o dia 10 de Junho como o Dia de Portugal e, a partir de 8 de novembro de 2017, o mês de junho como o mês da herança portuguesa no Canadá. E o mês de Portugal é celebrado por quase meio milhão de portugueses e lusodescendentes e também por cidadãos canadianos de diferentes origens. Estas celebrações mostram-nos a importância do passado e do futuro, para que a cultura portuguesa continue presente no Canadá em todas as esferas da sociedade, honrando assim os 218 bravos imigrantes portugueses que no dia 13 de maio de 1953, chegaram à doca ‘Pier 21’ em Halifax, na Nova Escócia, a bordo do navio Saturnia e os milhares de portugueses anónimos que escolheram o Canadá como nova casa.
Conversamos com José Maria Eustaquio, também conhecido como Joe Eustaquio, Comendador e Presidente executivo da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas de Ontário (ACAPO), uma organização fundada em 1986, e tem sido desde então a responsável pela organização das festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades na Grande Área de Toronto.

Milénio Stadium: Sendo um lusodescendente e dirigente da ACAPO, como definiria a cultura portuguesa no Canadá?
José Maria Eustáquio: O Canadá é um país vasto, de costa a costa, e com a diversidade do país seria impossível generalizar o que/como a “cultura portuguesa seria definida. Dito isto, no Ontário a cultura portuguesa, através da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) continua a ser vibrante, jovem através dos seus membros, forte em qualidade e representativa da sua diversidade de Norte a Sul e regiões autónomas.
Os portugueses estão representados de forma única neste mosaico cultural chamado Canadá.

MS: 71 anos depois, já é possível dizermos que existe influência da cultura portuguesa no Canadá?
JME: Desde a nossa chegada legal a 13 de maio de 1953, no Cais 21 de Halifax, a comunidade portuguesa, através da nossa cultura, tem sido pioneira.
Sendo o único folclore étnico participante nas Cerimónias de Abertura dos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976, o Rancho Folclórico da Nazaré. Nós, os portugueses, continuamos a ser um farol de representação étnica e singularmente distintos de qualquer outro grupo.

MS: Será que a Parada de Portugal, de Camões e das Comunidades representa realmente a cultura portuguesa na sua plenitude ou poderia apresentar-se de outra forma?
JME: A LiUNA Portugal Parade é um símbolo orgulhoso e único da nossa forte e persistente presença na fibra cultural do Ontário. A Parada de hoje tem a pulsação de todas as idades, a tradição de todas as regiões, as cores e a música de todas as comunidades lusófonas. O desfile é único por proporcionar uma plataforma de Unidade.

MS: Toronto é frequentemente reconhecida como uma das cidades mais multiculturais do mundo. Nesta cidade vivem pessoas de 250 etnias, com mais de 170 idiomas que compõem o seu mosaico cultural. Acredita que a comunidade portuguesa tem o seu espaço e é devidamente reconhecida?
JME: Como já foi dito anteriormente, as celebrações da Semana / Mês de Portugal são AGORA exclusivamente nossas, nenhum outro grupo étnico em Toronto tem ou organiza o mesmo com tanta qualidade e com um grupo de voluntários. Assim, nós, a comunidade portuguesa, não temos outro ponto de referência e SIM, somos fortemente reconhecidos como tal.

MS: Demograficamente, no Canadá, Davenport é considerada a área com o número mais elevado de pessoas que nasceram em Portugal. Será que se faz sentir a cultura portuguesa? Como é que as outras etnias olham para os portugueses?
JME: Basta vir à Dundas/Little Portugal no sábado da LiUNA Portugal Day Parade e/ou durante todo o mês de junho e sentir a nossa cultura. Como organizador das celebrações da Semana de Portugal e lidando com outros representantes étnicos, eles vêem-nos como líderes pioneiros, e valorizam o nosso trabalho.

MS: Muitas pessoas vivem no Canadá, e continuam a identificar-se como “portugueses”, ou seja, os imigrantes identificam-se com o país de onde vieram. Será que isto é bom ou mau? Será que ajuda na aceitação da portugalidade neste país?
JME: O multiculturalismo conduziu a esta realidade para manter a nossa identidade individual como uma realidade, há bons e maus princípios para essa realidade.
Embora tenha um forte “orgulho” de ser português… também me orgulho de ser canadiano
No Canadá somos abençoados por manter as nossas fortes tradições, o amor pela nossa bandeira e a riqueza da nossa pátria.

MS: Vale a pena continuar a celebrar a herança cultural portuguesa no Canadá?
JME: SIM, em letras garrafais, claro! Hoje, através do nosso folclore, da nossa cultura, desporto, temos diversidade, temos juventude, temos futuros líderes com um desejo intenso de manter as suas raízes vivas.

MS: A Parada tem crescido e tem sofrido algumas alterações. Será que a Parada está a ser politizada? O que pensa do facto de políticos desfilarem na Parada de Portugal com t-shirts, bandeiras ou outro material de propaganda política?
JME: Como organizador das celebrações da Semana de Portugal e vivendo numa “democracia livre”, não perco tempo e energia com ocorrências ou coisas tão insignificantes.

MS: Gostaria partilhar mais alguma coisa sobre este tema?
JME: Que a comunidade portuguesa do Ontário e os leitores do Milénio tenham tão orgulho do trabalho desenvolvido pela ACAPO e pelas 39 organizações afiliadas como “EU TENHO”.
Ao MDC Media Group / Camões TV / Milénio, obrigado pela vossa lealdade à nossa cultura e comunidade.
A todos, VIVA A ACAPO / VIVA PORTUGAL / VIVA O CANADÁ!

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER