Temas de Capa

“A ACAPO tem muitos anos pela frente” – José Maria Eustáquio

wooden-little-men-lie-on-white-puzzles-around-a-ma-2022-07-19-03-44-59-utc

 

A ACAPO nasceu para congregar numa só instituição a coordenação das atividades promovidas pelos diversos clubes e associações existentes no tempo do seu nascimento em 1987. A sua história acaba por se confundir com a história mais recente da atividade cultural da comunidade portuguesa residente no Ontário que, como sabemos, tem sido construída muito graças ao esforço e trabalho de associações e clubes.

José Maria Eustáquio tem o seu nome colado à ACAPO das últimas décadas. É o presidente executivo da Aliança e tem marcado indubitavelmente esta organização com a sua personalidade. Nesta edição em que tentamos perceber que rumo levam as organizações comunitárias que devem contribuir para a promoção da nossa forma de ser e estar e ainda para a preservação da nossa cultura, pareceu-nos fundamental ouvir a opinião de Joe Eustáquio sobre o que é hoje a ACAPO e que futuro tem esta Aliança que, como o próprio nome indica, tem a missão de juntar, unir e ajudar os vários clubes e associações comunitárias. E o presidente executivo da ACAPO não hesita ao afirmar que “a ACAPO tem muitos anos pela frente”.

JoeEustaquioMilénio Stadium: Pode contar-nos como nasceu a ACAPO e porquê?
José Maria Eustáquio: A Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) foi fundada em 1987 para representar e cumprir muitos objetivos… dentro da sua missão está a de ajudar a facilitar a integração de todos os indivíduos de origem portuguesa na sociedade canadiana na província do Ontário. Promover e incentivar o património cultural e histórico no contexto da política multicultural do Canadá. Promover e incentivar a interação entre a comunidade portuguesa e outras comunidades etnográficas específicas. Representar e defender os interesses da comunidade luso-canadiana junto dos representantes oficiais dos governos canadiano e português.
Promover e incentivar a interação e comunicação entre gerações de luso-canadianos. Apoiar as organizações membros na organização de atividades para o próximo ano fiscal. Estabelecer e manter colaboração com outras organizações com metas e objetivos semelhantes. Participar ativamente com organizações cujo trabalho é para melhorar a comunidade portuguesa ou a comunidade de língua portuguesa e a coordenação das celebrações do Dia de Portugal no Ontário, que nos últimos 36 anos se tornou a Semana de Portugal e, mais recentemente, junho foi considerado o mês do Património Português no Ontário.

MS: Que tipo de trabalho tem sido desenvolvido pela ACAPO nos últimos anos?
JE: Os “últimos anos” podem levar a um vasto leque de interpretações sobre o que a ACAPO tem feito, mas, na sua essência, tem-se mantido, antes, durante e após a Covid, como uma forte voz ativista em todas as questões de interesse, apoio e benefício para as associações culturais luso-canadianas no Ontário, com especial incidência nas mais de 30 organizações afiliadas.
Nos últimos anos, no contexto da visibilidade da ACAPO através das celebrações do Dia de Portugal, foi possível ao Ontário reconhecer junho como o Mês da Herança Portuguesa. Para além disso, temos liderado com grande sucesso a nossa Gala anual e o Jantar das Bolsas de Estudo, resultado do reconhecimento e criação de programas que beneficiam diretamente os jovens da comunidade luso-canadiana local pelos nossos muitos membros afiliados.

MS: Na vossa página online encontramos um conjunto de objetivos (10) que penso foram definidos quando a ACAPO foi constituída. Considera que a ACAPO os tem cumprido?
JE: A referência feita à “declaração de missão” do nosso sítio na Internet foi recentemente readaptada em meados dos anos 2000 e, sim, nós, a ACAPO, temos trabalhado diligentemente, cumprindo e levando a cabo com orgulho o mandato proposto pelos nossos membros afiliados.
A ACAPO, ao longo de muitos anos de diversidade no texto geral, de outras organizações comunitárias que desapareceram, como o Congresso Português, e do esforço criado durante a Covid, nós, a ACAPO, e os nossos membros afiliados, mantivemo-nos firmes para representar orgulhosamente a visibilidade e os interesses de todos os luso-canadianos do Ontário. Este ano, as celebrações da Semana de Portugal, muito bem-sucedidas, ecoam esse sentimento, MAS ainda temos de fazer mais …

MS: Na sua opinião, o “casamento” entre a ACAPO e a BIA do Little Portugal correu bem?
JE: O resultado global do casamento entre as comemorações da Semana de Portugal e o Festival de Rua Do West Fest no fim de semana de 9/10 e 11 de junho foi um sucesso. Como todos os casamentos, a fase inicial proporciona sempre a clareza da esperança, a fé no espírito de continuar, a ambição nas perspetivas positivas dos seus interesses mútuos e a realidade da adaptação.
Nós, a ACAPO e os nossos membros filiados, estamos felizes, mas também reconhecemos que precisamos e vamos trabalhar para melhorar a experiência.

MS: Tem futuro?
JE: Nós, a ACAPO, voltaremos a reunir-nos num futuro próximo com os responsáveis da Little Portugal BIA e avaliaremos todas as lições aprendidas e definiremos um plano estratégico para avançar para uma potencial continuação em 2024. Assim que isso estiver concluído, nós, a ACAPO, apresentaremos um relatório responsável aos nossos membros afiliados e será estabelecido um caminho a seguir.

MS: O que falta para a ACAPO fazer algo mais para além do que tem feito (atribuição de bolsas de estudo e celebrações do Dia de Portugal)?
JE: A ACAPO e os seus membros afiliados, agora após a Covid, precisam de re-energizar os atuais membros através da liderança da voz, da ação e da implementação de um programa que vá ao encontro das responsabilidades em constante mudança das organizações sem fins lucrativos de base cultural. A ACAPO deve e tentará restabelecer relações de trabalho mais estreitas com os representantes portugueses no Ontário, tanto na Embaixada como no Consulado, e estabelecer relações de trabalho mais fortes e visíveis com organizações líderes comuns como a Federação, a Magellan, a Abrigo e a Luso Charity Society, entre outras.
A ACAPO estudará o futuro das celebrações do Mês do Património de Portugal em junho e a forma como este deverá ter uma maior representação no Ontário. A ACAPO trabalhará no sentido de dar mais valor e conteúdo ao Jantar Anual das Bolsas de Estudo e continuará a melhorar o conteúdo da programação e a participação da comunidade local durante as celebrações da Semana de Portugal. A ACAPO, nos seus 36 anos de história, tem trazido orgulho e as mais altas conquistas a todos os luso-canadianos do Ontário.

MS: Que futuro tem a ACAPO?
JE: A ACAPO, com e através das suas organizações afiliadas, continuará a liderar, através da representação, a comunidade luso-canadiana do Ontário. A ACAPO tem muitos anos prósperos pela frente.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER