Portugal

Volodymyr Zelensky, deslocou-se pela primeira vez a Portugal

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deslocou-se pela primeira vez a Portugal esta terça-feira, tendo sido recebido pelo chefe de Estado e pelo primeiro-ministro para a assinatura de um acordo de cooperação bilateral para dez anos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuni com Luís Montenegro. Chegou numa comitiva de vários automóveis enquanto que um helicóptero patrulhava os céus da capital. Zelensky posou brevemente para a fotografia com Montenegro antes de entrar no edifício. Está prevista uma conferência de imprensa para depois da reunião.

Portugal e a Ucrânia vão assinar um acordo a dez anos para assistência humanitária, financeira, militar e política. Zelensky esteve na Bélgica durante a manhã e aterrou em Portugal esta tarde.

Volodymyr Zelensky em visita a Portugal. Créditos: JN

Acordo não vinculativo? Montenegro garante que compromisso é de “100%”

Questionado em relação ao facto de o acordo assinado entre os países ser não vinculativo, técnica e juridicamente, Luís Montenegro deixou a garantia de que há da parte de Portugal 100% de compromisso na sua concretização.

Além disso, destacou que o acordo “não se esgota em segurança”. “Estamos a falar de apoio para a reconstrução da Ucrânia, em intercâmbio cultural e científico“, frisou, referindo ainda a desminagem e o acolhimento de cidadãos que fogem da guerra.

A propósito do envio de material militar português, garantiu que o Governo está empenhado em acelerar os processos.

Zelensky foi recebido pelo presidente da República, que o abraçou com entusiasmo, e pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro. Esta terça-feira, os dois países assinam um acordo de cooperação na área da Defesa.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER