Portugal

Navio “Viana do Castelo” partiu para missão de três meses nos Açores

O navio-patrulha “Viana do Castelo” partiu em direção à Região Autónoma dos Açores, onde chegará hoje, sexta-feira, “para efetuar uma missão na região durante os próximos três meses”, indica a Marinha.
O navio é “uma das várias unidades navais que, permanentemente, assegura o dispositivo de busca e salvamento da Marinha na região dos Açores”, apoiando ainda os órgãos de proteção civil regionais em caso de calamidade ou catástrofe, é referido em comunicado.
O “Viana do Castelo” efetua também “ações de vigilância, patrulha e fiscalização marítima, com especial incidência nas áreas de reserva e áreas marinhas protegidas e a embarcações de bandeira comunitária que exercem a sua atividade no exterior das 100 milhas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da região autónoma.
A missão da Marinha que arranca esta semana contribuirá “para a proteção do valioso ecossistema marinho da região dos Açores, bem como para a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações, mitigando e dissuadindo eventuais tentativas de exploração indevidas dos recursos”, lê-se na nota da Marinha.
No comunicado é indicado que “o navio irá estar igualmente empenhado na monitorização de potenciais navios de investigação científica que possam estar a operar na região sem a devida autorização do Estado português”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER