Vítor M. Silva

Depois da Parada do Dia de Portugal vá ao Consulado VOTAR!

 

 

Dia 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal. Que orgulho tenho em ser português e no que Portugal se tornou nos últimos anos. Um país onde proliferam a Democracia e a Liberdade. Para que estes valores continuem por lá, será muito importante que votemos. Podemos, pois, aqui em Toronto, fazê-lo em dois diferentes dias (que sortudos).

Nos dias 8 e 9 de junho, no Consulado Geral de Portugal em Toronto (parabéns pelo excelente trabalho na divulgação destas eleições), está aberta a mesa de voto. No sábado dia 8, as urnas estão disponíveis entre as 08h00 e as 19h00. Por isso, sugiro: vamos todos à parada e depois votar.

No domingo, a votação começa, de novo, às 08h00, mas devido à diferença horária, termina às 15h00. Por isso, caso não tenhamos oportunidade de o fazer no sábado, ainda podemos aproveitar o passeio dominical à beira lago, para ir votar. Recordo que estas são as primeiras eleições que se baseiam em Cadernos Eleitorais Desmaterializados, assim, mesmo que não esteja inscrito no recenseamento eleitoral em Toronto, poderá exercer o seu direito de voto no Consulado-Geral. Com efeito, desta vez – e pela primeira vez – toda a gente pode votar em qualquer mesa de voto, bastando, para tal, apresentar o seu documento de identificação.

O Parlamento Europeu tem muita influência no dia a dia de Portugal e dos portugueses. No plano político, eu aconselharia o voto no Partido Socialista e na Marta Temido. A Marta foi testada como ninguém enquanto Ministra da Saúde e, no tempo da COVID, foi um exemplo de competência, profissionalismo e empatia. Portugal deve-lhe esse reconhecimento e deve mostrá-lo agora votando.

É muito importante que o Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu tenha o maior número de deputados. Estes serão os que estarão mais bem preparados para, não só se oporem ao grupo da Identidade e Democracia onde se sentarão os deputados do CHEGA, se eleitos, como para lidar da melhor maneira com políticas relacionadas com habitação, política fiscal, estado social e imigração. O perigo da direita radical, ou extrema-direita, se chegar ao poder, é uma realidade infelizmente cada vez mais possível. Veja-se o último discurso do grande político François Mitterrand realizado no Parlamento Europeu, em 1995, como está tão atual: «… O que vos peço é quase impossível, porque importa vencer a nossa história, que, se a não vencermos, uma regra se imporá. Senhoras e Senhores, o nacionalismo significa a guerra! E a guerra não é apenas o passado, pode ser também o nosso futuro. E somos nós, sois vós, Senhoras e Senhores Deputados, de hoje em diante, os guardiões da nossa segurança e do nosso futuro, obrigado.». Chega até a ser arrepiante o grau de veracidade desta declaração e muito preocupante a aproximação do Grupo Popular Europeu onde se encontra o PSD e o CDS aos ultraconservadores europeus. Como se sentirão os fundadores democratas cristãos da União Europeia com tudo isto? Envergonhados no mínimo. Veja-se como podemos estar sujeitos a maus exemplos destes: o ignorar de medidas ambientalistas, restrições ao aborto, ataques aos meios de comunicação públicos e menos direitos para a comunidade LGTBIQ+, assim como a expulsão de imigrantes. Os grupos conservadores estão claramente a aprofundar uma integração da extrema-direita com os malefícios que tudo isso pode trazer, como trair a paz vivida dentro dos muros da União Europeia.

Por fim, apelo a quem me lê que VOTE, que nessa hora defenda a Europa com o seu poder de votar e ponha a cruz no símbolo do Partido Socialista.

“Os pais da União Europeia estão-se a revirar no seu túmulo com os pactos realizados com a extrema-direita.”- Nicolas Schmit

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER