Mundo

Primeiro-ministro da Eslováquia atingido a tiro está “em perigo de vida”

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. Foto: Kenzo Tribouillard / AFP

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, ficou ferido após ser atingido a tiro perto de Bratislava, esta quarta-feira. De acordo com a imprensa local, foi levado para o hospital de helicóptero.

Segundo a agência de notícias Associated Press, que cita a televisão local TA3, o incidente ocorreu na cidade de Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital. A emissora revelou ainda que já foi detido um suspeito.

De acordo com uma publicação na sua página de Facebook, Robert Fico foi “baleado várias vezes e está atualmente em risco de vida”. Está a ser transportado de helicóptero para Bratislava, depois de ter recebido tratamento num hospital de Handlova.

A TA3 pormenoriza que o chefe do Governo foi atingido no estômago, enquanto o jornal “Politico” indica ferimentos na cabeça e no peito, citando meios de comunicação locais.

Terão sido disparados quatro tiros às 14.50 horas locais (13.50 horas em Portugal continental), depois de uma reunião do governo, informou a agência noticiosa TASR. O primeiro-ministro estaria a conversar com os seus apoiantes, em frente à Casa da Cultura local, quando foi atingido, segundo relata a BBC.

 

O porta-voz do Ministério do Interior eslovaco confirma que foi uma tentativa de assassinato de Robert Fico. A presidente da Eslováquia, Zuzana Čaputová, condenou o ataque “brutal e impiedoso” ao político e admitiu estar “chocada” com o incidente, desejando a Robert Fico uma recuperação total.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também denunciou o “ataque vil” contra o primeiro-ministro eslovaco. “Estes atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso”, escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Por sua vez, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, condenou o “ato inaceitável e bárbaro de violência política” contra o seu homólogo eslovaco e desejou o seu “total restabelecimento”. “Em nome de Portugal e em meu nome, expresso toda a solidariedade ao meu colega Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, desejando o seu total restabelecimento. Condenamos com toda a veemência este ato inaceitável e bárbaro de violência política”, lê-se numa mensagem divulgada na conta oficial de Luís Montenegro no X.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER