Mundo

China atinge temperatura recorde de 52,2 graus

vujfowi5jwoe

 

A China informou, na segunda-feira, que foi registada a temperatura de 52,2 graus Celsius no noroeste do país, durante o fim de semana, estabelecendo um recorde para meados de julho.

Uma estação meteorológica da aldeia de Sanbao, na região de Xinjiang, China, “registou um pico de temperatura de 52,2 graus Celsius, às 19 horas (12 horas em Portugal continental) do dia 16 de julho, batendo o recorde histórico de calor para o mesmo periodo do ano”, afirmou a Administração Meteorológica da China (CMA), num comunicado.

O recorde anterior, de 50,6 graus Celsius, foi estabelecido em julho de 2017, de acordo com o mesmo comunicado.

Xin Xin, um analista que trabalha para a Administração Meteorológica da China, disse numa publicação feita na plataforma Weibo, que 52,2 graus Celsius era a “temperatura mais alta medida numa estação regional do país”.

A região de Sanbao situa-se nos arredores da cidade de Turpan, onde as autoridades recomendaram que trabalhadores e estudantes ficassem em casa e ordenaram a utilização de veículos especiais para pulverizar água nas principais vias, informou o organismo meteorológico.

As temperaturas à superfície do solo atingiram os 80 graus Celsius em algumas zonas de Turpan, no domingo, informam no comunicado.

Nas últimas semanas, o hemisfério norte tem sofrido ondas de calor recorde no verão, que, segundo os cientistas, estão a ser agravadas pelas alterações climáticas. As autoridades chinesas alertaram para condições meteorológicas extremas e “múltiplas catástrofes naturais” este verão.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER