Comunidade

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, deslocou-se ao Canadá

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, deslocou-se a Toronto e Montréal para uma visita oficial às comunidades portuguesas, que nestas cidades residem e trabalham.

Na cidade de Toronto, foi recebido pelo Embaixador de Portugal no Canadá, António Leão Rocha, e pela Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito.

Durante a visita à capital de Ontário, o Senhor Secretário de Estado participou em várias e já previstas reuniões e encontros com autoridades locais, Conselheiros das Comunidades, e membros da Comunidade em geral.
Foram visitadas várias instituições como a Luso-Canadian Charitable Society, as obras do Magellan Community Centre, o Consulado-Geral de Portugal em Toronto, Casa do Alentejo e aconteceu ainda um encontro com a comunidade portuguesa no Revival Event Venue.

Foram assinados acordos de cooperação e contratos de associações pelo Comendador Jack Prazeres, presidente da direção do Luso-Canadian Charitable Society, Jaime Nascimento, presidente da Casa do Alentejo, e a Cônsul-Geral Ana Luísa Riquito, que foram também homologados pelo Dr. José Cesário.

 

 

Os respetivos presidentes deixaram algumas palavras de apreço durante a visita – “A visita foi fantástica e muito positiva. Foi bom ter recebido o Secretário de Estado e ver que o governo português presta atenção a Luso-Canadian Charitable Society. Também discutimos sobre o futuro das instalações do centro”, afirmou Jack Prazeres. O presidente da Luso adiantou ainda que,no final do ano, o centro fará a sua habitual festa de Natal, dedicada aos utentes e que este ano será patrocinada pelo governo português.

A Luso é uma organização de caridade que proporciona um ambiente seguro, de apoio e cuidado para indivíduos e famílias que vivem com deficiências físicas e/ou de desenvolvimento. Neste momento, conta com 3 centros de apoio nas regiões de Toronto, Hamilton e Peel. O centro serve mais de 300 famílias anualmente.
Para Jaime Nascimento, Presidente da Casa do Alentejo, “foi uma atividade de extraordinária importância, não só para a Casa do Alentejo, mas para todos nós. A Casa do Alentejo celebra a cultura alentejana e também celebra Portugal. Esta aproximação com o governo português foi feita na base de um entendimento que já há muito era necessário”. O Centro Comunitário Casa do Alentejo de Toronto nasceu da necessidade sentida pelos Alentejanos residentes em Toronto de terem um lugar para chamar de seu. Desde a sua fundação, a Casa do Alentejo tem desempenhado um papel dinâmico na promoção e preservação da cultura portuguesa na cidade de Toronto.

 

 

A vista às obras do Magellan Community Centre, um projeto pioneiro fundado para oferecer cuidados culturalmente sensíveis aos membros idosos da comunidade de língua portuguesa, foi de enorme importância, segundo o presidente do Conselho de Administração, Comendador Manuel da Costa “é sempre bom ter representantes do governo português no Canadá e testemunharem o que estamos a fazer. Esta é uma das muitas formas que o governo poderá constatar e levar para Portugal o que realmente tem acontecido na comunidade portuguesa no Canadá”. O Magellan Community Centre, irá acomodar 57 unidades habitacionais acessíveis e 256 camas de cuidados de longa duração para idosos com necessidades de cuidados mais complexas.

De seguida, o Secretário de Estado, deslocou-se ao Consulado-Geral, onde contactou com os funcionários, auscultou os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, o Coordenador do Ensino do Português e o delegado da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), tendo terminado a sua jornada com uma receção à comunidade portuguesa em sua honra, oferecida pela Cônsul-Geral, no Revival Event Venue.
Ana Luísa Riquito, a Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, falou do momento “foi um dia intenso começamos com uma visita a Luso-Canadian Charitable Society e foi assinado um contrato de associação através qual Portugal prestará uma pequena ajuda financeira ao centro, depois fomos visitar o projeto emblemático do Magellan Community Centre, virada para os seniores da comunidade, e reunimos também no Consulado com funcionários, auscultou os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, o Coordenador do Ensino do Português e o delegado da AICEP, tendo terminado a sua jornada com uma receção à favor ao senhor Secretário do Estado”.
Perguntei o que sentia em ser a Cônsul-Geral de Portugal em Toronto quatro meses depois “muito alegria e confesso que tudo isto é também muito intenso e trabalhoso, mas as compensações estão a vista“.
Fazendo um resumo do dia, o Dr. José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, realçou que “foi um dia muito interessante, tive a oportunidade visitar dos grandes projetos da comunidade , o Luso-Canadian Charitable Society que é uma atividade relevantíssima na área da solidariedade com crianças e jovens e o Magellan Community Charities um projeto sonhado pelo Comendador Manuel DaCosta e que envolve um conjunto de pessoas, que, naturalmente, quer num caso quer no outro, eu já tive a oportunidade de dizer várias vezes é preciso muita coragem para avançar com estas coisas, sei que é muito difícil e é importante que a comunidade perceba o alcance destes projetos e aquilo que está verdadeiramente em causa, porque eles podem vir efetivamente a ser o futuro desta comunidade.”
Seguramente podemos dizer que esta foi uma visita que mostra o quanto os portugueses têm dado ao Canadá uma vasta contribuição em várias áreas da sociedade, honrando assim a memória de todos aqueles que navegaram até o cais 21 em Halifax, em 13 de maio de 1953.
Um contributo que transformou o mês de junho, no Mês da Herança Portuguesa no Canadá celebrado por
quase meio milhão de portugueses e lusodescendentes e também por cidadãos canadianos de diferentes origens.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER