Comunidade

O Sarau Literário do Núcleo de Leitura e não só

Se o primeiro trimestre do ano foi especial no Núcleo de Leitura com a visita do escritor de Calgary, Paulo da Costa, o dinamismo dos encontros continuou no segundo trimestre. O encontro de abril foi dedicado aos 50 anos da instauração da democracia em Portugal, e o de maio ao escritor cabo-verdiano, Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões 2018. 

O Núcleo tem como princípio ler autores tanto do continente como das ilhas, do Brasil e dos países africanos de língua portuguesa. Em junho, o Núcleo de Leitura deu um passo em frente inédito ao ter como objetivo apresentar à comunidade autores luso-canadianos que falam português mas que, tendo frequentado o sistema escolar canadiano, só escrevem em inglês. E integrou o seu Sarau Literário no programa da Semana de Portugal organizado pela ACAPO, com enfâse na celebração do Dia das Comunidades Portuguesas.  

A ocasião surgiu porque Esmeralda Cabral, uma autora de Vancouver, veio de visita a Toronto para apresentar o seu primeiro livro, publicado em 2023, HOW TO CLEAN A FISH AND OTHER ADVENTURES IN PORTUGAL. Convidou, para fazer leituras das suas obras, outros dois autores de Toronto, tendo cada um deles publicado o seu primeiro livro, à venda, como o dela, nas livrarias canadianas: Carmelinda Scian, autora de THE YELLOW WATCH, JOURNEY OF A PORTUGUESE WOMAN, e Cody Caetano, autor de HALF BADS IN WHITE REGALIA. 

Se é verdade que estes encontros com a presença dos autores, apresentados na Galeria da Casa do Alentejo, são mais trabalhosos a organizar do que os encontros normais com apenas os membros do Núcleo, os resultados são muito gratificantes como foi o caso do Sarau Literário que teve lugar na sexta-feira 7 de junho com aqueles três autores. Para além de uma audiência numerosa e participativa no período de perguntas e respostas, os meios de comunicação audiovisuais também acorreram: a CIRV e a OMNI. Para Cody, o mais jovem dos três e que não fala português, atuar num evento na nossa comunidade pela primeira vez tocou-o sobremaneira. Foi longo e animado o convívio que se seguiu. 

No domingo, foi a vez de as coordenadoras e outros membros do Núcleo participarem numa sessão de leituras dada por três autores na livraria Queen Books, a partir de textos selecionados dos seus primeiros livros também recém-publicados em inglês. Além de Esmeralda Cabral, Maria João Maciel Jorge leu passagens do seu THE HYFEN AND OTHER THOUGHTS FROM THE IN-BETWEEN, e Humberto da Silva do seu COMPASSION FATIGUE. 

No dia seguinte, as duas autoras, Esmeralda e Maria João, foram apresentar os seus livros no Clube Português de Kitchener. Uma terceira autora e jornalista luso-canadiana dessa cidade, Kelly Pedro, juntou-se a elas para ler trechos das suas histórias publicadas em revistas literárias. O apresentador deste evento foi Sérgio Caetano, o presidente da assembleia do Clube. No fim das leituras, sendo segunda-feira 10 de junho Dia de Portugal, seguiu-se o içar da bandeira ao som do hino português, na entrada do Clube, e o jantar dos sócios. 

Ao todo, cinco novos autores luso-canadianos! Escrevem em inglês sim, mas os temas que tratam refletem as suas origens, das quais se orgulham e querem explorar, como convinha para celebrar a Semana de Portugal. 

Desejamos um bom verão a todos os leitores deste jornal, não esquecendo que as bibliotecas de Toronto também têm livros à vossa disposição para os momentos de lazer.

Núcleo de Leitura/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER