Comunidade

LiUNA Local 183: 1200 delegados e representantes de saúde e segurança no trabalho no jantar de Natal

LiUNA Local 183 1200 delegados

 

Nesta quadra natalícia, com exceção dos últimos dois anos, a Local 183 tem a tradição de juntar, num jantar anual de Natal e de agradecimento, os delegados e representantes de saúde e segurança no trabalho pelo serviço prestado, contribuindo de forma decisiva para o cumprimento tanto das leis laborais, como de segurança. Jack Oliveira, Business Manager da Local 183 e a sua direção executiva receberam, à porta e pessoalmente, os 1200 convidados, no passado dia 3 de dezembro, no Gerry Gallagher Hall da Local 183, na 1261 Wilson Ave. e, entre os delegados e representantes, destacaram-se as presenças de: Joe Mancinelli, vice-presidente-Internacional e Regional Manager da LiUNA; Jennifer McKelvie, vice-presidente da Câmara de Toronto; Martin Medeiros, vereador da Câmara de Brampton; Monte McNaughton e Peter Bethlenfalvy, ministros provinciais do Ontário – do Trabalho e das Finanças, respetivamente.

Jack Oliveira, que se encontrava satisfeito, sobre a adesão dos convidados disse que “depois de quase três anos de não usar este salão, acho fantástico vê-lo cheio outra vez, isto é um recomeço… não só para nós como, também, para os nossos sócios”. Este evento é muito importante para a direção executiva da Local 183: “é um dia muito importante, é um dia onde retribuímos aos nossos delegados e representantes de saúde e segurança no trabalho o que fazem lá fora, como ajudar a proteger os membros, certificar-se que os contratos de trabalho sejam cumpridos… e tudo o que possamos fazer por eles, nunca chega!” disse Jack Oliveira.
Como tem vindo a ser habitual o Business Manager, mais uma vez, enalteceu o trabalho dos membros pioneiros, que é a base fundamental deste sindicato: “não podemos esquecer os nossos pensionistas, pois sem eles hoje não estaríamos aqui.”

Sobre a presença das individualidades políticas, Jack Oliveira explicou ao Milénio Stadium que se deve ao facto de “terem ajudado a LiUNA com postos de trabalho. É bom ter um número elevado de sócios, mas é preciso ter trabalho para eles.”

 

LiUNA Local 183 1200 delegados LiUNA Local 183 1200 delegados

 

O ministro do Trabalho do Ontário, Monte McNaughton, quando questionado sobre a importância do sindicato para o governo e desenvolvimento da província, confidenciou-nos que “acredito em sindicatos no setor privado. Isto são empregos com pensões e benefícios e precisamos de mais pessoas neste tipo de ramo laboral. Nós, o governo, vamos investir 1.5 biliões de dólares nos próximos quatro anos para atrair jovens para as diversas atividades especializadas em parceria com os sindicatos do setor privado, para que possam ter um emprego, reforma e benefícios.”

Joseph Mancinelli, vice-presidente-Internacional e Regional Manager da LiUNA, contou-nos que “2022 tem sido um ano incrível. Como podem imaginar, depois de sairmos de uma pandemia onde as pessoas estiveram completamente isoladas e, por vezes, sem a melhor forma de comunicar, juntarmo-nos com 1200 pessoas neste salão no fim do ano para celebrar todas as coisas boas que vieram depois de uma pandemia… é realmente muito bom!” e realçou as mais relevantes: “os nossos membros trabalharam durante a pandemia, por si só isso foi maravilhoso, comparando com as outras indústrias; batemos o recorde de número de membros na Local 183 que já ultrapassou os 67.000 membros, mas temos que adicionar a cada um deles o agregado familiar também,o que significa que a Local 183 cuida – através das pensões e benefícios – de mais de 200.000 pessoas. E um exemplo disso são os filhos, gémeos, de um dos nossos membros que vocês tiveram oportunidade de conhecer hoje, que precisavam de uma cirurgia muito cara e que se não fosse pela intervenção da LiUNA Local 183, ambos iam cegar em poucos anos… sei que estou a falar só de duas crianças, mas são o bom exemplo de todas as coisas boas que uma organização, como a nossa, pode fazer pelas famílias! Eu não sabia que os gémeos iam estar aqui hoje e foi uma surpresa muito boa… adorei vê-los aqui, especialmente por ser a época de Natal.” Sobre o ano 2023, que se aproxima, Joe Mancinelli confidenciou-nos que “vai ser um ano de muito trabalho… de bater recordes. O governo provincial anunciou um programa de habitação que é necessário na província e que vai abrir muitos postos de trabalho, mas infelizmente nós não temos membros suficientes… apesar de estarmos a festejar o aumento de membros para mais de 67.000 na província do Ontário, ainda nos faltam 230.000 membros para os postos de trabalho que vêm aí… e “ontem” precisávamos de 20.000 novos membros para os postos de trabalho atual… faltam trabalhadores neste momento! Agora imaginem em 2023 e nós não vamos conseguir chegar a esses números somente a dar formação aos jovens estudantes, pois já estamos a fazer isso nos nossos centros de formação e que só vão dar fruto daqui a uns anos. Agora precisamos de emigrantes e sei que já me ouviram a dizer isto, mas repito… precisamos desesperadamente de emigração no Canadá, hoje mais do que nunca! (…) Mas estou confiante que vamos continuar a trabalhar com ambos os governos, provincial e federal, para conseguirmos alcançar os objetivos.”

A equipa da MDC Media Group deixa o seu agradecimento à LiUNA e Local 183 pelo trabalho desnvolvido nas diversas áreas.

Texto e fotos: Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER