Comunidade

Consulado Geral da República de Angola em Toronto

Foto Consulado de Angola

 

O embaixador Mateus Barros José, acompanhado do corpo diplomático, participou, este mês, da cerimónia de inauguração do escritório provisório do Consulado Geral da República de Angola em Toronto, Canadá.

No dia do evento estiveram presentes várias entidades e membros da comunidade angolana, assim como amigos de Angola.

Em seu discurso durante o evento, o diplomata destacou a importância da nova repartição. “Esse nosso pedaço de Angola faz um bem enorme para os angolanos e não só”.

O diplomata apelou ainda à unidade e ao diálogo entre a comunidade angolana residente no Canadá, ressaltando que “o consulado deve ser visto como a casa do cidadão angolano onde todos são bem-vindos, sem discriminação de qualquer tipo, nem pelos motivos que os levaram a emigrar. Por isso, sejam todos bem-vindos ao Consulado Geral de Angola no Canadá”.

Na ocasião, os convidados e membros da comunidade manifestaram a sua satisfação pela abertura da instituição do Estado angolano, que já esperavam há algum tempo, desde o encerramento, em 2018, da Embaixada da República de Angola em Ottawa, capital do Canadá.

A Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, Wanja Campos da Nóbrega presente no local, referiu que “o Brasil, como se sabe, foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola e nós temos laços históricos, culturais e, sobretudo, de sangue, e partilhamos a mesma língua. A presença de Angola vem assim preencher a nossa relação”.

Jorge Yanier Castellanos Orta, Cônsul-Geral de Cuba em Toronto, também realçou a amizade entre Angola e Cuba, dizendo: “Angola e Cuba têm uma relação histórica e duradoura. Para Cuba e para mim é um privilégio estar aqui com os meus irmãos angolanos. Quero felicitar a abertura do consulado e estou seguro de que trabalharemos juntos”.

Fomos saber junto dos convidados que decidiram marcar presença neste momento, como uma instituição deste tipo vem acrescentar valor à comunidade residente no Canadá. Glória, torontoniana, afirma que “é um dever como cidadã abraçar esta nova jornada. Há muito tempo que não tínhamos uma representação diplomática no Canadá. Precisamos desta casa do cidadão, precisamos de nos unir como angolanos de todas as maneiras e eu vim dar o meu apoio”. Na opinião de Joyce Santos Andrade “este é um momento histórico. Viemos testemunhar a abertura do primeiro consulado de Angola no Canadá”.

De forma simbólica, o embaixador realizou a entrega de um documento, um passaporte para um membro da comunidade residente em Toronto.

Os mais de 5.000 mil angolanos que vivem no Canadá poderão agora beneficiar do novo consulado. A nova repartição vai oferecer serviços essenciais, como emissão de documentos de viagem, registos civis, procurações e também vai prestar assistência consular a estrangeiros.

Muitos concidadãos deixarão assim de precisar de se deslocar aos Estados Unidos da América para tratar de documentos pessoais e familiares.

O novo escritório encontra-se temporariamente no 77 da Bloor St West, Suite 1103, 11º andar, Toronto, Ontário M5S 1M2.

A República de Angola e o Canadá estabeleceram as relações político-diplomáticas, a 3 de fevereiro de 1978, e no quadro destas relações, os dois países sempre mantiveram laços de cooperação amistosos que se traduziram na assinatura de vários instrumentos jurídicos, realização de fóruns empresariais e económicos.

O Canadá também apoia organizações locais que promovem educação, os direitos humanos, a igualdade de género e o empoderamento de mulheres e adolescentes em Angola.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER