Comunidade

Community Spirit Awards 2023: PCCM homenageou Angie Câmara e Tony de Sousa

IMG_2975

 

Mais uma noite de festa no Centro Cultural Português de Mississauga e mais uma noite de casa cheia. A entrega do Community Spirit Award é sempre um dos grandes momentos do calendário anual do PCCM, mas desta vez este evento revestiu-se de um significado especial já que os homenageados foram pessoas da casa – Tony de Sousa e Angie Câmara Senior.

Jorge Mouselo, presidente da direção do clube era um homem satisfeito, por ter chegado o tempo de se homenagear quem tanto deu e dá de si a esta casa de promoção da cultura portuguesa na Grande Área de Toronto – “bem merecido para os recipientes. Infelizmente um não está presente, o nosso Tony… todos sabemos a situação, mas a Angie está cá para receber esta honra e, mais uma vez digo, bem merecido! Para todos os voluntários, para todas as casas que trabalhem com voluntários – seria bom que olhassem um pouco para isto porque muitas vezes olhamos sempre para os de fora e nunca para os de casa. Até mesmo na nossa família isso acontece. Aqui somos todos uma família. Isto foi uma aposta que agora é realidade, embora neste momento até me custe a acreditar que vai acontecer hoje”

A organização de grandes eventos é sempre complexa, mas desta vez, como explicou o vice-presidente do clube, Ricardo Santos, houve uns desafios adicionais que foi necessário superar – “nós optámos por pôr a Angie fora disto tudo e, portanto, tudo quanto foi marcações e tudo mais, teve que ser feito por nós, o que foi um bocado difícil porque a Angie conhece as pessoas, já sabe as mesas… e para nós isso foi complicado. Tivemos que preparar tudo, fotografias, comer… houve uns desafios, mas fizemos tudo pelo melhor e acho que vai ser uma noite espetacular.”

Manuel DaCosta foi o recipiente deste reconhecimento, pela entrega ao serviço da comunidade, no ano passado e fez questão de estar presente nesta noite em que duas personalidades do PCCM foram distinguidas e explicou-nos porquê – “eu acho que há uma coisa que é realmente muito importante – reconhecer os voluntários que trabalham dentro dos clubes. A entrega destes prémios esta noite, é a demonstração que as pessoas reconhecem o esforço que se faz num clube como este (e como este muitos mais clubes), fazem um sacrifício grande durante todo o ano sem reconhecimentos e isto para mim talvez seja mais importante do que o reconhecimento dos que estão fora do clube. Quem sabe se esta noite passa uma mensagem a todos os outros clubes e também eles reconheçam todos os que são voluntários nestas associações e clubes e o contributo que trazem para a promoção da nossa cultura”.

 

IMG_2815

 

Angie Câmara era, na noite de 4 de novembro, uma mulher feliz e, essencialmente, grata pelo reconhecimento, embora tenha sido para ela absolutamente inesperada a sua indicação como recipiente, porque tudo o que fez e faz é feito com gosto e sem esperar nada de volta – “agradeço ao PCCM pela ideia, através do presidente Jorge Mouselo, que teve esta visão, este ano, de modificar o critério desta festa. Eu ando aqui há muitos anos e nunca na minha vida pensei que o PCCM, através do presidente, me ia nomear para este reconhecimento. Eu sou uma pessoa muito simples, trabalho de coração em prol da comunidade. Aliás, queria aproveitar para agradecer em público as mensagens, as chamadas, e as flores que me enviaram para a minha casa. Mesmo do fundo do coração agradeço à comunidade e aos nossos sócios. Gostaria ainda de frisar que quando recentemente me perguntaram numa entrevista: “qual é o segredo do PCCM para ter sempre tantos voluntários a trabalhar?”, a resposta é simples – a união. A união faz a força deste clube. Saímos daqui tarde, voltamos no outro dia para levar a efeito outra atividade. E pronto… é assim. O meu falecido marido dizia-me assim ‘o clube tem cola para ti’. O que é que eu vou fazer? Isto é o que eu adoro fazer…”

A título póstumo foi também reconhecido pela sua entrega ao voluntariado, em prol da comunidade, Tony de Sousa. A família do malogrado presidente do PCCM, durante tantos anos, estava naturalmente com as emoções à flor da pele, mas Michele de Sousa encheu-se de coragem para agradecer o reconhecimento em nome do pai, sublinhando que o facto de este ano o PCCM entregar também o Community Spirit Award a Angie Câmara é para a família Sousa algo muito especial – “foi uma surpresa, não estávamos à espera, mas ficámos contentes. Ficámos orgulhosos por esta homenagem. Ele merece, mas ele não fazia as coisas para ser homenageado. Acho que vai ser uma noite bonita. E vai ser bonita também pela homenagem à Angie que já está aqui há quatro décadas. Já deu muito do seu tempo aqui e também com o meu pai e com a minha mãe. Eles trabalharam juntos, faziam tudo juntos, por isso estar no mesmo palco que a Angie, hoje à noite, com a memória do meu pai… é muito especial”.

Manuel Dacosta teve ainda ocasião de sublinhar a importância de não deixarmos cair no esquecimento quem tanto trabalha em prol da comunidade – “o Tony é um grande exemplo de uma pessoa que promoveu a cultura portuguesa e trabalhou nisso muitos anos. Tenho que lhe dar muitos louvores porque ele é um exemplo para muitos mais. Foi pena ter-nos deixado muito novo, mas ser reconhecido neste momento é muito importante porque é sinal de que o clube não se esqueceu e apreciou o esforço dele. E, como o Tony, já passaram muitos outros por cá e passaram por outros clubes que também podem ser reconhecidos, mas infelizmente a maioria dos que trabalham muito, durante muitos anos, por serem anónimos passam a ser esquecidos. Isso é pena porque fazem parte da história da evolução da nossa comunidade e nós devemos ter mais cuidado com o esquecimento em que deixamos essas pessoas”.

Madalena Balça/Carmo Monteiro/MS
Fotos: Carmo Monteiro

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER