Comunidade

41º Aniversário da Casa do Alentejo Community Centre

 

A Casa do Alentejo Community Centre, celebrou o seu 41º Aniversário no sábado, 17 de fevereiro, na sede do clube na cidade de Toronto.

Foi uma noite de festa, com uma casa cheia de convidados, amigos e membros do clube cultural. O presidente da Casa do Alentejo, Jaime Nascimento, falou-nos sobre o significado desta data – “essencialmente significa muito trabalho, muita dedicação e um espírito de voluntário. Aproveito este momento para realçar todo o trabalho dos voluntários de que esta casa ainda beneficia. Não somos muitos infelizmente, mas somos pessoas decididas a uma causa que é bem-servir e continuar a nossa cultura e tradições de Portugal”.

Entre os muitos convidados estava Ana Luísa Riquito, a recém-chegada nova representante do Estado português no Consulado-Geral em Toronto, que agradeceu pelo convite e pela divulgação contínua da cultura e marca portuguesa no Canadá.

O Fado, sim, este veio de Portugal e destilou o seu perfume com Claúdia Madur e Pedro Calado, acompanhados pelos músicos Guilherme Banza, Carlos Menezes e João Domingos. Conversámos com os artistas antes de subirem ao palco que realçaram as relações com a comunidade. “Nós trazemos sempre a saudade! O Fado é um bocadinho isso… é matar a saudade dos nossos emigrantes portugueses. Estar em Toronto pela terceira vez é muito gratificante, não só pela maneira como somos recebidos, mas também com o carinho que nos dão e quem sido cada vez melhor”, disse a fadista Cláudia Madur. A fadista ainda acrescentou “Viemos matar as saudades e levamos nós as saudades dos momentos que passamos aqui”.

Pedro Calado trouxe um pedacinho do Alentejo – “trago um pouquinho do Alentejo que é do sítio de onde eu venho. Trago vinte e cinco anos de estrada de canções. Não gosto de falar de carreira porque eu sou amador, mas são vinte e cinco anos de canções, é isso que eu vim apresentar aqui. Trouxe temas do meu mais novo trabalho discográfico, que apresentei em Évora, e pela segunda vez, será apresentado nesta casa em Toronto”.
Quem também felicitou esta associação comunitária foi Fátima Ferreira – “quarenta e um anos é obra, parabéns! É preciso muita coragem para se trabalhar voluntariamente, abdicando tudo em casa e correr atrás de um sonho, que é de manter os nossos costumes e tradições vivas”.

 

 

As atividades na Casa do Alentejo têm funcionado como o eixo de um espaço cultural polivalente. Acontece na Casa do Alentejo de tudo um pouco, mas a defesa da cultura portuguesa é o ponto comum. Nesta Casa há: apresentações de livros, sessões de poesia, exposições temporárias, conferências temáticas, semanas gastronómicas, concursos nas áreas das artes plásticas, letras e fotografia, exposições de artesanato, semanas dedicadas aos concelhos alentejanos, tardes culturais aos sábados, bailes e outras atividades sociais. Desde a sua fundação, a instituição tem sabido adaptar-se ao longo dos seus 41 anos de existência, continuando a divulgar as tradições e cultura da região alentejana em Toronto.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER