Brasil

“Joao Herbert: Adotado e Deportado” um livro de Wanja Nóbrega

Foi na quarta-feira, dia 22 de maio, na cidade de Toronto na Underscore Projects  Gallery, cerimónia do lançamento do livro “Joao Herbert : Adotado e Deportado”,  de autoria da Cônsul-Geral Wanja Campos da Nóbrega.

A Underscore Projects  Gallery, foi pequena demais para os muitos convidados entre familiares, amigos, representantes diplomáticos, académicos, escritores, empresários, representantes comunitários e o público em geral que foram prestigiar a obra literária da representante  máxima do Estado brasileiro no Consulado-Geral em Toronto.

Wanja Nóbrega. Foto: Francisco Pegado

A obra de Wanja Campos da Nóbrega não é apenas um livro, mas sim um testemunho de uma jornada de transformação e inspiração.  A autora narra a história real da infância de João em um orfanato na cidade de São Paulo, a sua adoção e mudança para Ohio, Estados Unidos da América. 

Você sabia que houve um tempo em que bebês adotados em países estrangeiros não obtinham automaticamente a cidadania dos pais? Quando atingiram a idade adulta, eram classificados como ilegais.

O emblemático caso de Joao Herbert alterou para sempre as perspetivas da adoção internacional de menores e contribuiu para modificar a legislação norte-americana em matéria de aquisição de nacionalidade no final da década de 1990. A diplomata foi cônsul do Brasil em Washington, D.C. e acompanhou diversos casos dramáticos de crianças brasileiras adotadas por casais norte-americanos e deportadas para o Brasil depois de viver anos nos Estados Unidos.

“Eu estou muito feliz de concluir o meu tempo aqui em Toronto como Cônsul-Geral, com o lançamento do meu livro “Joao Herbert: Adotado e Deportado”, trata-se de uma história verdadeira, um caso consular de assistência que eu participei diretamente. Então me honra muito terminar este meu tempo com este livro” disse Wanja Campos da Nóbrega. 

Ouvimos de alguns dos presentes: 

Peter Hawkins: “obrigado por partilhar esta história que fará diferença nas vidas de muitas pessoas” 

Ivonete de Sousa: “foi um dos melhores trabalhos que eu tive a oportunidade de colaborar. O meu muito obrigado”

Simone Bohn: ”é um dia feliz e estou contente  com a conclusão do livro e seu lançamento. É uma história importante que merecia estar aqui para prestigiar a embaixadora”

A diplomata e escritora deixou-nos um último conselho “quando você se depara com uma situação que não é justa, você procura os meios legais e se posicione e, ao mesmo tempo, você pode também construir uma cadeia positiva em prol do seu objetivo final”.

O livro é a 1ª obra escrita pela diplomata. Além de português, a obra foi traduzida em inglês e espanhol. 

O caro leitor poderá acompanhar por completo toda a emoção e o desenrolar desta reportagem na Camões TV. 

Francisco Pegado /MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER