Açores

Associação Portuguesa de Museologia distingue os Açores

Os Açores foram distinguidos entre mais de duas centenas de candidaturas pelos Prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia, que atribuiu três prémios e uma menção honrosa aos museus de Angra do Heroísmo e Carlos Machado, em Ponta Delgada.

Em conjunto com a Divisão do Património Imaterial e Arqueológico da Direção Regional da Cultura, o Museu de Angra do Heroísmo foi distinguido com o prémio ‘Intervenção em Conservação e Restauro’, pelo trabalho realizado na sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Guia, anexa ao Edifício de São Francisco.

O Museu de Angra do Heroísmo recebeu, igualmente, o prémio na categoria ‘Serviço de Educação e Mediação Cultural’, área pela qual fora já distinguido em 2013.

O Museu Carlos Machado foi premiado na categoria ‘Inovação e Criatividade’, tendo recebido também uma menção honrosa.

Nos Açores, são vários os projetos e instituições que têm vindo a ser distinguidos pela APOM com diversos prémios e menções honrosas, em áreas tão distintas como Serviço de Extensão Cultural, Trabalho Jornalístico, Reserva Visitável e Comunicação Online, entre outras, que demonstram que a Região tem sabido acompanhar a evolução dos tempos e os mais recentes desenvolvimentos na área da Museologia.

A APOM, criada em 1965, tem por objetivo agrupar os profissionais de Museologia e instituições equiparadas a museus, segundo os critérios estabelecidos pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), bem como promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a enformam.

Realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas, é outro dos objetivos.

Neste sentido, e de modo a distinguir o que de melhor se faz nos museus nacionais e o contributo dos trabalhos desenvolvidos para a melhoria dos mesmos, a associação criou os Prémios APOM, em que podem participar todos os profissionais e instituições que trabalhem na área da Museologia e do Património português, nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações com esses fins, entre outros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu sexta-feira, em Leiria, tendo a Região estado representada pelo Diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Bruno.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
GACS

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER