BlogTemas de Capa

“O Walk of Fame inspira-nos a segurar essa escada para que outros subam ainda mais alto”

Charles Sousa PCWF 2017

milenio stadium - charles sousa

 

Com cerca de 20 anos de carreira na banca comercial, Charles de Sousa fez parte do governo Liberal de Ontário entre 2007 e 2018. Sousa entregou seis orçamentos com reformas históricas do sistema de pensões, seguros e infra-estruturas da província e passou por vários ministérios: Governo e Serviços do Consumidor; Desenvolvimento Económico, Criação de Emprego e Comércio; Trabalho e Cidadania e Imigração.

Charles Sousa recebeu a estrela do PCWF em 2017 e atualmente é diretor nos conselhos de administração do Wealth One Bank of Canada e do IC Savings Credit Union. Com raízes na Nazaré (Leiria), o luso-canadiano é presidente da Magellan Community Charities que quer construir aquele que vai ser o primeiro lar de idosos da província com serviços em língua portuguesa.

Milénio Stadium: Recebeu uma estrela do PCWF em 2017. Qual foi o impacto deste prémio na sua vida?
Charles Sousa: Agradeço as contribuições feitas por muitas pessoas da nossa comunidade. Infelizmente, nem todos podem ser reconhecidos ao mesmo tempo, mas admiramos todos aqueles que nos retribuem. Partilho do seu sentido do dever e do cuidado de fazer o seu melhor para elevar a nossa comunidade na sociedade canadiana. Cresci a querer deixar os meus pais orgulhosos e agora estou grato aos meus filhos que partilham dessa mesma convicção de apoiar os outros. O meu pai sempre nos lembrou, depois de ter chegado na viagem inaugural de 1953, que “Há lugar para todos … para trabalhar, aprender e ajudarem-se uns aos outros”.

MS: O PCWF mudou a forma como se relaciona com a comunidade/cultura portuguesa em algum aspeto?
CS: Qualquer pessoa que tenha tido o privilégio de ser reconhecida, seja qual for o seu campo de estudo ou trabalho, desenvolve um sentido de dever de fazer mais e continuar ainda mais forte. O Walk of Fama reforça o meu empenho em continuar a retribuir à nossa comunidade.

MS: Qual é atualmente a sua ocupação profissional e quais são os seus planos para o futuro?
CS: Actualmente sou director nos conselhos do Wealth One Bank of Canada, do IC Savings Credit Union e do Conselho de Curadores da Universidade Canadiana do Dubai. Lidero vários projectos de desenvolvimento imobiliário, presto apoio contínuo a uma empresa de fusões e aquisições no Reino Unido e lidero uma variedade de contratos de consultoria na indústria de serviços financeiros como consultor sénior para a Loyalist Public Affairs. Mas mais gratificante é fazer parte de uma equipa de voluntários como a Magellan Community Charities para construir em Toronto o primeiro lar de idosos com serviços em português.
Sempre encorajei a alfabetização financeira. Fiquei satisfeito por receber apoio unânime para a minha proposta de lei de membros privados para assegurar que fosse um programa essencial na escola. Foi por isso que concordei em ser um conselheiro da Wealth Simple Foundation para disponibilizar programas de poupança aos nossos filhos e apoiá-los na educação pós-secundária até aos dias de hoje.
Estou também ciente de que a aprendizagem nunca pára. A minha avó corrigia frequentemente o ditado popular “o saber não ocupa lugar” e dizia que “na verdade o saber ocupa o espaço da ignorância”. Ela ensinou-nos a ter sempre uma mente aberta e a continuar a aprender ao longo da nossa jornada de vida. Estejam cientes de que quando pensam que sabem muito, logo vão perceber que ainda há muito mais a aprender. Ela ensinou-nos a ser humildes e a apreciar que há sempre alguém que saberá mais e que devemos aprender com os outros, independentemente do seu estatuto social ou profissão. Por isso, à medida que for avançando na vida, vou tentar continuar a aprender.

MS: Tenciona regressar um dia à política?
CS: Acredito em servir a nossa comunidade. Esse serviço pode ser prestado em cargos públicos, clubes, associações e em organizações. No meu caso, estou grato por trabalhar agora ao lado de voluntários para desenvolver o tão aguardado lar para os nossos idosos mais vulneráveis. Durante as suas primeiras lutas num novo país, eles abriram-nos corajosamente as portas. Os nossos seniores merecem viver com dignidade e conforto. Devemos-lhes isso. Os homens e mulheres que imigraram para o Canadá são campeões. Sacrificaram-se e trabalharam arduamente para proporcionar maiores oportunidades para as gerações seguintes. O Walk of Fame ajuda a celebrar os êxitos das nossas tradições e a levar por diante o legado da nossa cultura e história. Aqueles que são reconhecidos têm uma grande reputação de retribuir. O Walk of Fame inspira-nos a segurar essa escada para que outros subam de modo a permitir que outros subam ainda mais alto.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER