Desporto

Penta de Ronaldo coloca Portugal no topo das Bolas de Ouro

CR7 acertou contas com Messi e fez Portugal igualar Holanda e Alemanha como países com mais troféus da France Football

Na era a.C. (antes de Cristiano), o futebol português conquistou duas Bolas de Ouro (Eusébio e Figo) celebradas com a grandiosidade de uma epopeia rara para um país periférico na cena futebolística internacional. Na era d.C. (depois de Cristiano), o épico tornou-se normal, com os feitos de Cristiano Ronaldo a carregarem Portugal até ao topo, sem ter de olhar envergonhado para as potências do futebol mundial. Isso voltou a ficar demonstrado ontem em plena Torre Eiffel, em Paris, onde o futebolista madeirense recebeu a sua quinta Bola de Ouro atribuída pela revista France Football, fazendo que Portugal tenha igualado Alemanha e Holanda como os países que mais vezes viram futebolistas seus reconhecidos pelo mais antigo prémio de melhor jogador – sete.

Nove anos depois de ter recebido a sua primeira Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo fez ontem o penta, acertando contas com o rival Lionel Messi – com quem em outubro passado tinha já empatado também em distinções nos prémios FIFA, que desde o ano passado voltou a separar-se deste, depois de seis temporadas (2010-15) em comunhão.

De resto, o pódio do prémio da France Football plasmou aquele de há menos de dois meses, com o argentino do Barcelona em segundo e o brasileiro Neymar em terceiro, comprovando que a hierarquia do futebol atual é largamente consensual, seja a votação restringida a jornalistas (como foi o caso deste prémio) ou alargada também a treinadores e jogadores (no caso da FIFA).

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER