Entretenimento

Cultura de fim de semana: rock à beira do rio e outras enxurradas musicais

Scorpions: a banda de hard rock é grande atração que já fez esgotar o primeiro dia do Rock in Rio Lisboa. FOTO: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Rock e livros em Lisboa, carros, motos e música em Penafiel, clássica no Porto, erudita em Espinho, e mais música, música inclassificável no Basqueiral, em Santa Maria de Lamas. Este fim de semana, há música para os todos os ouvidos. Mas este roteiro também tem uma récita imperdível de dança.

Rock in rio Tejo

São 12 concertos por dia nos três palcos, Mundo, Galp e Tejo, mais uma série de espetáculos em contínuo no Super Bock Digital Stage. É o Rock in Rio Lisboa 2024, o maior festival de música em Portugal, agora no novo recinto Parque Tejo. Arranca este sábado com Scorpions, Extreme e Europe, prossegue no domingo com Ed Sheeran e Lukas Graham e regressa no próximo fim de semana para nova enxurrada de rock. Aviso aos navegantes: os bilhetes para este primeiro dia já esgotaram – o que quer dizer que haverá 80 mil pessoas no recinto.

Todos os livros do mundo (ou quase)

A maior feiro do livro nacional fecha este domingo no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Com dezenas de atividades diárias, além, claro, de milhares de livros para comprar, destaque para a sessão especial, este sábado, às 15 horas, da anglo-nigeriana Bolu Babalola. A autora irá à feira lisboeta autografar “Mel & Pimenta”, que foi o livro do ano dos BookTok Year Awards 2023.

Carros, motos, música… ação

O Racing Fest Penafiel 2024 já faz roncar corações e os seus motores na cidade nortenha. O “mais completo e eclético festival de desporto motorizado da Europa” regressa, cheio de ação, esta sexta-feira, sábado e domingo a Penafiel. O cartaz musical compreende atuações que começam à tarde e vão até de madrugada. Entre Rui Vargas, os Máquina e PZ, há um pouco de tudo para todos.

Parabéns, Joly!

Joly Braga Santos, nascido há 100 anos, é o maior sinfonista português de sempre – compôs seis sinfonias para orquestra. Será homenageado este sábado na Casa da Música, no Porto. Às 18 horas, na nobre Sala Suggia, a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a batuta do maestro francês Bastien Stil, interpreta a sua “Segunda Sinfonia”. Os bilhetes custam entre 19 e 24 euros.

(LA) Horde: dança que nos põe a pensar

E agora, para desanuviar – este roteiro tem ainda mais música para lhe dar… –, vá esta sexta-feira ou no sábado, ao Teatro Rivoli, no Porto, ver a nova produção da companhia francesa de dança (LA)  Horde, “Age of content”. É uma reflexão sobre o papel dos conteúdos digitais na era moderna na nossa vida. Num mundo onde as informações são incessantemente produzidas, consumidas e logo descartadas, a peça questiona a relação humana com essa avalancha de dados. Récitas às 19.30 horas, com bilhetes a 12 euros.

Rock in rio Tejo

São 12 concertos por dia nos três palcos, Mundo, Galp e Tejo, mais uma série de espetáculos em contínuo no Super Bock Digital Stage. É o Rock in Rio Lisboa 2024, o maior festival de música em Portugal, agora no novo recinto Parque Tejo. Arranca este sábado com Scorpions, Extreme e Europe, prossegue no domingo com Ed Sheeran e Lukas Graham e regressa no próximo fim de semana para nova enxurrada de rock. Aviso aos navegantes: os bilhetes para este primeiro dia já esgotaram – o que quer dizer que haverá 80 mil pessoas no recinto. Consulte aqui todos os horários.

Todos os livros do mundo (ou quase)

A maior feiro do livro nacional fecha este domingo no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Com dezenas de atividades diárias, além, claro, de milhares de livros para comprar, destaque para a sessão especial, este sábado, às 15 horas, da anglo-nigeriana Bolu Babalola. A autora irá à feira lisboeta autografar “Mel & Pimenta”, que foi o livro do ano dos BookTok Year Awards 2023. Veja aqui a programa de tudo até domingo.

Carros, motos, música… ação

O Racing Fest Penafiel 2024 já faz roncar corações e os seus motores na cidade nortenha. O “mais completo e eclético festival de desporto motorizado da Europa” regressa, cheio de ação, esta sexta-feira, sábado e domingo a Penafiel. O cartaz musical compreende atuações que começam à tarde e vão até de madrugada. Entre Rui Vargas, os Máquina e PZ, há um pouco de tudo para todos. O JN já destacou os horários dos espetáculos.

Parabéns, Joly!

Joly Braga Santos, nascido há 100 anos, é o maior sinfonista português de sempre – compôs seis sinfonias para orquestra. Será homenageado este sábado na Casa da Música, no Porto. Às 18 horas, na nobre Sala Suggia, a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a batuta do maestro francês Bastien Stil, interpreta a sua “Segunda Sinfonia”. Os bilhetes custam entre 19 e 24 euros. Quem quiser fazer trabalho de casa e ir preparado, pode espreitar aqui esta gravação muito popular no YouTube, que dura 48 minutos.(LA) Horde: dança que nos põe a pensar

E agora, para desanuviar – este roteiro tem ainda mais música para lhe dar… –, vá esta sexta-feira ou no sábado, ao Teatro Rivoli, no Porto, ver a nova produção da companhia francesa de dança (LA)  Horde, “Age of content”. É uma reflexão sobre o papel dos conteúdos digitais na era moderna na nossa vida. Num mundo onde as informações são incessantemente produzidas, consumidas e logo descartadas, a peça questiona a relação humana com essa avalancha de dados. Récitas às 19.30 horas, com bilhetes a 12 euros. Leia aqui o que já escrevemos.

Clássicos e eruditos, este é o vosso festival

Omar Sosa, Pedro Burmester, Mário Laginha e uma conversa especial em torno dos 60 anos e 50 edições do Festival de Internacional de Música de Espinho. O certame dedicado à música clássica e às suas erudições abre esta sexta-feira e continua até ao dia 22, no Auditório de Espinho  e diversos espaços da cidade, incluindo a Praça Oliveira Salvador e a Igreja Matriz.

Este festival é um belo Basqueiral

É sexta e sábado, à tarde, à noite e pela madrugada fora: é o Basqueiral, um festival que não gosta de rótulos e este ano traz a Santa Maria de Lamas bandas tão boas e tão diversas como os Benefits, Tramhaus, Bad Breeding, Sturle Gadsland, Butch Kassidy, Zen ou Bala. Não conhece? O JN já lhe fez a papinha toda, pronta a comer.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER