Comunidade

“The Hyphen And Other Thoughts from The In-Between” de Maria João Maciel Jorge

 

Foi na passada sexta-feira, dia 26 de abril, que a The Pech Gallery, viu a sua lotação esgotada para a apresentação do livro “The Hyphen And Other Thoughts from The In-Between”, de Maria João Maciel Jorge, também tratada carinhosamente por MJMJ ou simplesmente MJ.

O livro sob a chancela da Arquipélago Press, é uma coleção única de histórias comoventes. Investiga as profundezas da herança cultural, da identidade e da atração duradoura da memória através das lentes da imigrante e académica açoriana e canadiana Maria João Maciel Jorge.

Em entrevista ao jornal Milénio, Maria João Maciel Jorge, falou um pouco sobre o livro: “este livro é sobre o espaço que nós ocupamos no momento em que deixamos o nosso país, no momento que passamos a sermos imigrantes, que é um espaço por vezes problemático em que nós não pertencemos, em que nós tentamos pertencer, e em que nós às vezes pertencemos. Portanto, é um livro que fala sobre como nós negociamos esses espaços como imigrantes e eu acho que é um sentimento que nada tem a ver apenas com imigrantes portugueses, tem a ver com qualquer imigrante”.

O lançamento da obra promoveu uma conversa moderada pela professora e escritora Irene Marques, em que marcaram presença a Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, o Conselheiro da Diáspora Açoriana Matthew Correia, o Comendador Manuel DaCosta, escritores, docentes, estudantes, amigos e membros de várias comunidades.

“Eu acho que os tópicos trazidos neste livro são muito importantes. Como disseram algumas pessoas hoje aqui presentes, muitos portugueses canadianos pensam nestes assuntos, mas não falam sobre os mesmos. No seu livro, Maria Jorge também ataca clichés, ela não retrata a cultura ou a sua história portuguesa como sendo perfeita, por isso ela é crítica o Império Colonial Português. Acho que não há muitas histórias por aí sobre os portugueses e acredito que este livro é definitivamente uma edição acolhedora”, frisou Irene Marques.
Para muitos dos presentes foi um momento de muitas emoções, redescobrimento e orgulho. Angie da Câmara uma das muitos participantes com raízes açorianas falou-nos o que sentia “eu sou filha de imigrantes açorianos no Canadá e estou muito emocionada pelas histórias contadas no livro. Sinto que algumas delas representam a minha família. A Maria João Maciel Jorge vai inspirar muito mais pessoas a serem elas mesmas com muito orgulho e amor pelas suas raízes”.

Matthew Correia, do Conselheiro da Diáspora Açoriana também deixou algumas palavras “foi um prazer fazer parte deste evento. A Maria João sempre representou os Açores e, por este motivo, foi reconhecida pelo governo açoriano. Gostei da coragem que teve para escrever as suas experiências.

 

 

A representante máxima do governo português em Toronto, Cônsul-Geral Ana Luísa Riquito, disse que “foi uma sessão magnífica e catártica. Houve aqui pessoas que se comoveram e se identificaram. Isto é sinal de uma grande escrita cheia de significados. A Cônsul terminou dizendo “podem e devem ter orgulho nas vossas múltiplas identidades açoriana, portuguesa e canadiana”.

Académica de primeira geração, Maria João Maciel Jorge imigrou dos Açores para o Canadá em 1989 e é doutorada pela Universidade de Toronto, é Professora Associada de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros e Reitora Associada de Engajamento Global e Comunitário na Faculdade de Artes Liberais e Estudos Profissionais da Universidade de York em Toronto, Canadá. A sua investigação e publicações académicas centram-se na literatura espanhola e portuguesa da era moderna, nos encontros coloniais e no Novo Mundo, e na cultura e literatura insular portuguesa.

Pelo seu trabalho de valorização dos Açores no estrangeiro, incluindo a criação de um curso de licenciatura na Universidade de York centrado na cultura e literatura dos Açores, recebeu uma Medalha de Mérito Profissional do Governo dos Açores em 2019.

A professora visivelmente emocionada, terminou realçando a importância da diversidade e do local de apresentação do livro. Estar aqui com várias comunidades e apreendermos uns dos outros, para mim isto é o multiculturalismo. Portanto, muito me emociona estar aqui neste espaço significativo que muito tem servido a nossa comunidade, em muitos aspetos”

Texto e Fotografias: Francisco Pegado

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER