Temas de Capa

Cabo Verde – Mundo na Mesa

cachupa-cap-vert

 

Quando o tema da conversa é comida de Cabo Verde, a primeira palavra que vem à mente é Cachupa e não há apenas uma maneira de a fazer. Mesmo numa determinada região de Cabo Verde, cada família fará a Cachupa à sua maneira. Quer dizer, a base é a mesma, mas depois os restantes ingredientes são escolhidos por quem a faz, conforme o seu gosto.

A base do Cachupa é muito simples – milho e feijão. Depois são incluídos outros vegetais como batata, couve, cenoura, etc. A Cachupa rica, como é chamada em Cabo Verde, além dos vegetais, também pode incluir diferentes tipos de carne ou peixe.

Os cabo-verdianos, normalmente, comem uma versão mais simples no dia-a-dia e em ocasiões especiais é que surge a Cachupa mais rica.

Como se faz? É simples – depois de o feijão e o milho estarem cozidos, juntam-se os restantes vegetais e deixam-se na panela até estar tudo bem cozido. A seguir faz-se um refogado, com cebola e alho e azeite, e colocam-se as carnes (rojões, chouriço, toucinho), previamente temperadas com louro, malagueta, vinho, sal e pimenta. Juntam-se os legumes previamente cozidos ao refogado, e deixa-se apurar em lume brando. Depois é só comer, de preferência devagar, para saborear.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER