Temas de Capa

Líbano – Mundo na Mesa

adam-bartoszewicz-w0HafWLwPzE-unsplash

 

A cozinha ocupa um papel muito importante na vida dos libaneses, para quem comer não se trata apenas de uma necessidade fisiológica, mas também de uma arte e um assunto sobre o qual gostam de conversar/discutir em sociedade.

Ao longo dos séculos, desde a Idade Média, a cozinha libanesa soube manter a sua originalidade baseando-se em poucos ingredientes, o que se tornou um desafio – conferir gostos diferenciados aos pratos.

Essa limitação de ingredientes estimulou a criatividade dos cozinheiros, fazendo com que a culinária libanesa explorasse com perfeição diversas combinações e consistências. Não sendo uma iguaria exclusiva da gastronomia libanesa, uma vez que é transversal a vários países do Médio Oriente, o húmus está indelevelmente ligado à mesa libanesa. Este alimento típico da cultura árabe é feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne, azeite, sumo de limão, sal e alho.

Muitos tratados culinários descrevem o húmus como um alimento antigo, já que é composto por ingredientes que fazem parte da comida árabe há milénios.

O Líbano querendo marcar a sua ligação a uma iguaria tão apreciada em todo o mundo conseguiu o feito de entrar para o Guiness – Livro de Recordes, com o maior prato de húmus do mundo, que pesava 10.452 kg.
Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER