Temas de Capa

Magellan: Construir um sonho

milenio stadium - sonho - construir

 

Por detrás de um projeto da dimensão do Magellan Community Charities há todo um processo burocrático que leva tempo e exige muito conhecimento não apenas da vertente técnica, mas também de todos os procedimentos legais que devem ser cumpridos para que nada falhe. Para lá da elaboração do projeto técnico, é necessário, por exemplo, garantir que todas as licenças estão devidamente em ordem, que se passam todas as fases de aprovação do projeto junto das autoridades competentes, etc..

Richard Ramos, Gestor de Desenvolvimento da Magellan Community Charities, tem a seu cargo esta componente essencial para assegurar o início da obra. A pandemia veio, naturalmente, dificultar muito ou até mesmo alterar profundamente o calendário inicialmente previsto, mas Richard Ramos não tem dúvidas em garantir que, se tudo correr dentro dos parâmetros normais (leia-se: não surgir outra pandemia ou algo do género…), a obra poderá abrir as suas portas até ao final de 2025. Para isso, há que contar também com a imprescindível contribuição de toda a comunidade – afinal, este projeto é de e para todos os lusodescendentes que residem no Ontário.

Richard-Ramos- magellan - milenio stadiumMilénio Stadium: O Magellan Community Charities estava inicialmente programado para começar a construção em 2020. A pandemia, e tudo o que ela implicava, fez com que esta ideia inicial fosse adiada. Quando podemos esperar ver a construção começar no terreno?
Richard Ramos: Em 2020, o nosso objetivo era assegurar o arrendamento do terreno com a Cidade de Toronto, e começar em a nossa fase preliminar de conceção do projeto. A pandemia abrandou o ritmo municipal aprovações e a nossa capacidade de angariação de fundos. Ainda estamos a trabalhar diligentemente na obtenção do nosso plano do sítio aprovações e aumento do capital. O apoio comunitário a este projeto, há muito esperado, fará com que este seja uma realidade.

MS: Em que fase se encontra o projeto?
RR: O projeto concluiu atualmente a Zoning By-Law Amendment e irá submeter-se à fase de Site Plan Approval. Também satisfizemos as condições de aprovação do Ministry of Long Term Care, e submetemos para aprovação os subsídios elegíveis do Ministry of Long Term Care e Canadian Mortgage and Housing Corporation. A nossa campanha de angariação de fundos está de novo no bom caminho e esperamos, com o apoio da comunidade, poder atingir os objetivos de angariação de fundos necessários para o projeto.

MS: Como responsável pela parte técnica deste projeto, quais têm sido os maiores desafios que tem enfrentado?
RR: De uma perspetiva técnica, o nosso maior desafio tem sido receber todas as aprovações necessárias durante a pandemia. Embora o município tenha apoiado muito o nosso projeto e prestado um amplo apoio, foi muito difícil reunirmos pessoalmente com os seus responsáveis, pois muitas das nossas reuniões foram realizadas através de uma teleconferência com Zoom. Também fomos confrontados com uma inflação maior do que a normal no setor da construção no último ano, a qual aumentou já o nosso custo de construção, bem como dificultou o nosso objetivo de angariação de fundos. Mas o nosso desafio mais difícil tem sido a capacidade de angariar fundos durante uma pandemia, em que todos nós enfrentámos a incerteza financeira, uma vez que criou um ambiente que tornou a abordagem muito difícil. Não tem sido fácil nesse contexto ter pessoas a doar fundos para qualquer projeto.

MS: Sendo um grande projeto de construção, quando se pode esperar que o Magellan comece a funcionar? Por outras palavras, quanto tempo demorará a construção?
RR: O nosso objetivo projetado é ter as instalações em funcionamento até ao final de 2025. Este é um projeto muito grande e pode demorar até 32-36 meses de construção. Contratámos uma equipa de gestão da construção de grande reputação para controlar e supervisionar o orçamento e o calendário do projeto. Se não formos confrontados com outra pandemia ou uma situação imprevista, então devemos cumprir o calendário e ter um projeto há muito esperado, pronto para a nossa comunidade.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER