Temas de Capa

Qatar 2022: O que é preciso de saber

A notícia chocou o mundo em 2010 – o Qatar seria o país anfitrião do Campeonato Mundial de Futebol em 2022. Um Estado governado por uma monarquia absolutista, com a família Al Thani no poder desde o século XIX. Na atualidade, o chefe do governo é o chamado oitavo emir do Qatar, Tamim Bin Hamad Al Thani, escolhido pelo seu pai no ano de 2013.

Muito para além da questão política, a polémica que envolveu a escolha deste país para acolher o Campeonato do Mundo ganhou uma escala global e imediatamente surgiram várias denúncias de corrupção, que levaram inclusive à queda dos então todo-poderosos Sepp Blatter e Michel Platini. Mas a decisão permaneceu inalterada e os protestos foram-se esbatendo ao longo do tempo. Parecia que o mundo tinha adormecido esquecendo tudo o que acontecia naquele país onde os Direitos Humanos são ainda uma miragem. E a passo e passo, sem olhar a meios, o Qatar garantia a concretização do evento num pequeno país do Médio Oriente (pela primeira vez…) e começava a sua caminhada para construção das infraestruturas necessárias para albergar todos os jogos.

Trabalho escravo

Os trabalhadores, na sua maioria indianos, nepaleses e búlgaros, foram submetidos a jornadas de trabalho diárias de cerca de 16 horas, sujeitos a temperaturas extremas, má-nutrição, fadiga. Uma investigação da Al Jazeera revelou que os mortos, cujo número exato é praticamente impossível determinar, foram enterrados em segredo, sem que as famílias fossem informadas.

Bilhetes

A sua viagem ao Qatar ao Campeonato do Mundo da FIFA 2022™ inclui 3 etapas:

  • Compre os seus bilhetes. A fase de vendas de última hora está agora aberta
  • Arranje o seu alojamento
  • Solicite o seu Cartão Hayya digital (https://hayya.qatar2022.qa/)

Adeptos sem bilhete podem entrar no Estado do Qatar após a conclusão da Fase de Grupos do Campeonato do Mundo de Futebol – isto é, a partir de 2 de dezembro de 2022.

Alojamento

Após a compra dos bilhetes, confirme os seus planos de alojamento.
• Reserve a estadia dos seus sonhos através da Agência de Alojamento do Qatar
• Registe-se para visitar no Matchday
• Carregar uma reserva a partir de outra plataforma

Os fãs locais podem candidatar-se ao Hayya de imediato.

Pode contar com um guia de alojamento que apresenta uma vasta gama de opções da Agência de Alojamento do Qatar.

Hayya Card

Precisa deste cartão para entrar no Estado do Qatar, aceder aos estádios, viajar gratuitamente nos transportes públicos e usufruir de uma série de outros benefícios.

Por esta altura, já terá os seus bilhetes e alojamento organizado. Todos os portadores de bilhetes devem solicitar o Hayya, a última etapa da sua viagem ao Qatar 2022™.

Deve instalar a aplicação Hayya no telemóvel. Esta é uma forma de identificação como espectador, que é imprescindível para entrar no Qatar a partir de 1 de novembro de 2022, mesmo que não tencione assistir a um jogo do Campeonato do Mundo. Este requisito deve manter-se até 23 de janeiro de 2023 e aplica-se a todos os visitantes.

Saúde

Antes de viajar para o Qatar, deverá munir-se de uma apólice de seguro de viagem que cubra despesas de saúde (incluindo infeção por COVID – 19). Convém ter presente que o tratamento médico de emergência no Qatar poderá ser dispendioso.

Deixou de ser obrigatória, desde 1 de novembro de 2022, a apresentação de certificados de teste PCR/antigénio à chegada ao Qatar.

Etheraz

Recomenda-se, aos visitantes estrangeiros que queiram ter acesso livre a todos os espaços públicos no Qatar, a instalação nos seus dispositivos de telemóvel da aplicação Ehteraz.

Embora na maioria dos espaços públicos a apresentação daquela aplicação já não seja obrigatória desde 1 de novembro de 2022, poderá haver circunstâncias em que a mesma seja, contudo, solicitada.

Leis, usos e costumes locais

Familiarize-se com as leis e costumes locais e respeite-os. As leis e os costumes do Qatar são muito diferentes dos nossos (Portugal e Canadá). Deverão ser observados os princípios e regras locais para evitar melindres ou ofensas, especialmente se pretende visitar mesquitas ou áreas de culto afins.

Está vedada a importação de certos bens, tais como produtos de carne de porco, vapes e material audiovisual que possa ser entendido como pornográfico.

Álcool

A importação de bebidas alcoólicas para o Qatar é ilegal. Não será possível adquirir bebidas espirituosas nos aeroportos de trânsito, com isenção de direitos aduaneiros, para levar para o Qatar.

O álcool só está disponível aos visitantes em restaurantes e bares de hotéis licenciados. A idade legal para beber no Qatar é de 21 anos. É um delito beber álcool ou estar embriagado num local público.

No Qatar é uma infração, sob tolerância zero, beber e conduzir. Conduzir sob a influência do álcool é punível com uma pena de prisão que pode ir de um mês a três anos, e com uma multa que pode variar entre QAR10.000 a QAR50.000, ou ambas. Os infratores também podem ser deportados.

Drogas

Está vedada a entrada no Qatar a portadores de estupefacientes, cujo desrespeito, ainda que referente a doses residuais, é, em regra, alvo de detenção e sentenças severas. Aconselha-se a consulta prévia sobre o transporte de quantidades elevadas de medicamentos.

Trânsito

Os acidentes são relativamente comuns no Qatar. Se tiver um acidente, mantenha-se dentro ou junto do veículo até que a polícia chegue. Constitui uma infração deixar o local do acidente.

Mesmo pequenas expressões de “raiva na estrada”, como gestos grosseiros, podem atrair penalidades significativas. Os infratores podem ser multados, presos e/ou deportados. Pode ser proibido de sair do país até que o seu caso seja resolvido. Os casos mais graves podem demorar até seis meses a serem objeto de decisão.
Verifique a aplicação MeTrash2 antes de se dirigir ao aeroporto para abandonar o Qatar, uma vez que quaisquer violações de tráfego pendentes estarão ali disponíveis para consulta. Uma violação pendente pode resultar na sua detenção no departamento de imigração e na recusa de prosseguir a viagem. As multas por todas as violações devem ser pagas na totalidade antes da viagem.

Afeto

As demonstrações públicas de afeto não fazem parte da cultura local, pelo que os visitantes são aconselhados a manter algum recato.

Fotografias

Os fãs são aconselhados a pedir permissão antes de fotografar/filmar membros do público.

Dica

O Qatar tem uma cultura de gorjeta opcional. É comum transportar dinheiro (cash) para fornecer uma gorjeta discricionária para serviços tais como a hospitalidade.

Fins de semana

O primeiro dia da semana é domingo e o fim de semana é sexta-feira e sábado.

Acesso aos serviços

Sexta-feira é Dia Santo no Catar e o acesso aos serviços é limitado. Os bancos e outros serviços fecham geralmente de manhã antes da reabertura depois do meio-dia. Alguns supermercados e farmácias estarão abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para os adeptos que necessitam de apoio da sua Embaixada, o Centro Internacional de Serviços Consulares, localizado no Centro de Exposições e Conferências de Doha, funcionará diariamente, das 10h às 22h, de 1 de novembro até 20 de dezembro.

Modo de vestir

Não vai precisar cobrir a cabeça ou usar uma burca para visitar o Qatar, mas deve adaptar o guarda-roupa. De uma forma geral, as mulheres não podem expor o corpo do pescoço até as pernas na altura das canelas ou calcanhares. E os homens do pescoço até os joelhos.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER