Temas de Capa

“Portugal é hoje respeitado neste país por vossa causa” – Marcelo Rebelo de Sousa

IMG_5285

 

O Metro Hall, bem no centro da cidade de Toronto, transformou-se por uns dias numa sala cheia de História de Portugal no Canadá. A exposição Movimento Perpétuo: The Portuguese Diaspora in Canada apresentou ao público apenas uma parte (o todo pode ser encontrado online, no site movimentoperpetuo.ca) do intenso trabalho desenvolvido pelo Professor Gilberto Fernandes, a pedido da Embaixada de Portugal, por ocasião dos 70 anos de imigração portuguesa no Canadá.

Aberta ao público desde 11 de setembro, a mostra foi oficialmente inaugurada na passada sexta-feira, dia 15, pelo Presidente da República portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau. Na ocasião, Gilberto Fernandes, à conversa com o Milénio, disse que se este momento se revestia da maior importância para a história da comunidade e contou como se desenvolveu o processo de “construção” da exposição: “este projeto levou cerca de um ano a ser montado, mas na verdade este é um projeto que vem do meu trabalho de vários anos como investigador/historiador onde tenho focado os temas da diáspora portuguesa. É a primeira vez que trabalho com artefactos e tive oportunidade de conversar com as pessoas que foram convidadas a participar. Pedi a indivíduos e organizações que submetessem até cinco artefactos que refletissem memórias e, portanto, se alinhassem com o tema desta exposição e fiz as entrevistas, a maior parte por Zoom, e pedi para falarem sobre os seus artefactos”.

A exposição foi toda concebida para ser itinerante e Gilberto Fernandes espera que o plano seja cumprido – “ainda não há nenhuma ideia em concreto para onde vai a seguir, mas conto poder levar a exposição aos principais polos onde se encontra a comunidade portuguesa no país, mas ainda não está nada definido. No entanto, a exposição é a ponta do iceberg do que está no site e esse está, naturalmente, disponível para todas as pessoas que o queiram consultar”.
No momento dos discursos, a Mayor de Toronto, Olivia Chow, começou por notar que “esta exposição mostra como Toronto é realmente feita da história de pessoas que um dia juntaram tudo o que tinham e chegaram a este lugar de esperança, de muito trabalho. Esta é uma história de determinação e da crença de que aqui se encontraria o melhor para nós e para os nossos filhos. E estas ondas de imigrantes portugueses ajudaram a construir esta nossa linda cidade.”

O primeiro-ministro Justin Trudeau, que já havia tido um encontro de trabalho com Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de marcar presença no momento de inauguração desta exposição e agradeceu a Gilberto Fernandes por partilhar este trabalho com todos nós, considerando-o verdadeiramente “tocante”, mas “sem desprimor para o trabalho que esta exposição encerra, a história dos luso-canadianos não está nestas paredes, está em cada uma destas pessoas que se encontram aqui neste momento – os empresários, os líderes comunitários, trabalhadores – que entendem que a riqueza deste país está na sua diversidade. Os portugueses ajudaram a construir este país e em várias áreas de trabalho – construtores, professores, jornalistas, médicos, empreendedores… – pessoas que viram no Canadá uma oportunidade. Temos que olhar para o futuro com otimismo e esperança e uma das maneiras de fazer isso é lembrar as lições do passado, das pessoas que vieram para este país determinados a garantir para eles próprios e para os seus um futuro melhor e conquistaram muito mais do que imaginavam. Este é um extraordinário exemplo de como nós todos devíamos ser tão otimistas e cientes da nossa capacidade de construir um futuro melhor”.

O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, começou por lembrar que “vivemos num período muito difícil, para qualquer país em qualquer parte do mundo, e os verdadeiros heróis são as pessoas. Tinha 5 anos quando o Saturnia chegou a Halifax transportando os primeiros imigrantes e iniciou uma nova história. São 70 anos da história do Canadá e da história de Portugal, porque nós nunca vos esquecemos. Nunca. Atravessar o oceano é de uma grande coragem, porque para trás deixaram as vossas raízes, o vosso país, para descobrirem um novo mundo, uma nova língua… e o que vocês fizeram por Portugal? Portugal é hoje respeitado neste país por vossa causa. A vossa presença aqui fez a diferença no Canadá e em Portugal. Vocês nunca esqueceram Portugal e Portugal nunca vos esqueceu”.

Alexandra Mendès, portuguesa residente no Quebeque e deputada federal, foi a pessoa escolhida para receber uma condecoração neste momento da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Canadá. E foi o próprio Presidente que explicou a razão da escolha: “porque é uma mulher e as mulheres são o futuro. Mas esta condecoração sendo para Alexandra Mendès é na realidade também para todos os portugueses (que gostaria de condecorar um a um, mas não posso). Através de Alexandra quero homenagear todos os pioneiros e, de uma forma geral, todos os imigrantes portugueses que têm trabalhado na defesa de Portugal e da sua cultura no Canadá”.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER