Temas de Capa

Japão – Mundo na Mesa

fadya-azhary-5KS7T3Gs3CA-unsplash

 

Como quase todas as boas e duradouras invenções da humanidade, o sushi foi inventado quase que por acaso, a partir de um problema que precisava ser resolvido: a conservação dos peixes. Seguindo as técnicas desenvolvidas no sudeste asiático, a cabeça e as vísceras do animal eram retiradas, os filetes do peixe cru eram salgados e acondicionados num barril de madeira, com camadas de arroz cozido entre eles. Quando foi introduzida no Japão, no século VII, essa técnica sofreu uma pequena modificação: a utilização de pedras para prensar o peixe cru e o arroz.

No século XVIII surge aquele que é considerado o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele criou o tipo de sushi mais popular, o Nigirizushi. Um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato, que podia ser manuseado com as mãos, dispensando os hashis.

Em 1923 a receita do sushi foi disseminada por todo o Japão. Finalmente, no século XX, o sushi espalhou-se por todo o mundo. Além do sabor, a preocupação do homem moderno com uma alimentação saudável fez do sushi um sucesso mundial. Além do sushi também o sake, uma bebida tradicional japonesa consumida em ocasiões solenes, ritos religiosos e também em momentos informais, ganhou uma importante projeção mundial. Esta bebida é aliás um elemento essencial da cultura japonesa.

Acredita-se que o sake surgiu no século IV d.C, após o Japão iniciar o cultivo de arroz em grande quantidade. Os japoneses passaram a utilizá-lo como base da alimentação e até hoje ele é um dos produtos mais consumidos e cultivados no país. O sake resulta de um processo de fermentação que usa apenas água e arroz. Segundo a cultura popular, a sua primeira fermentação foi por acaso, num barril de arroz mal vedado no qual entrou água.
Com a abertura dos portos japoneses no século XIX e com as migrações japonesas a bebida começou a ganhar o mundo.

O Japão também conseguiu conquistar os amantes de sobremesa com o seu Cheesecake Japonês cuja receita se baseia num doce servido em terras gregas ainda durante a realização dos Jogos Olímpicos de 776 a.C, na Ilha de Delos.

A versão japonesa, bem diferente do cheesecake norte-americano, carateriza-se pela sua consistência fofa e macia.

Madalena Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER