Temas de Capa

Angie Câmara Sr. – Centro Cultural Português de Mississauga

 

Angie Câmara Sr. é voluntária há muitos anos. Se contarmos só com o Centro Cultural Português de Mississauga, são mais de 30 anos de entrega de muitas horas da sua vida. Aliás, o clube faz parte da vida de toda a família. De certo modo, esta é uma forma de Angie se manter sempre ligada ao seu país de origem. O PCCM é um dos mais ativos clubes portugueses da Grande Área de Toronto e na visão de Angie é um clube com futuro.

Angie, como profunda conhecedora do Clube de Mississauga, acha que o clube tem futuro assegurado?
O nosso clube é um clube muito ativo. Tem muita dinâmica, estamos sempre a planear coisas diferentes. Temos um grupo dinâmico de jovens e aí eu acho que há futuro, há futuro, porque os nossos jovens estão integrados neste ambiente, são dinâmicos. E a gente costuma dizer que os jovens é que vão dar continuidade a este projeto.

Pois isso deve dar um ânimo extra, não é?
Tens razão. Dá força, dá vontade de continuar, de trabalhar. E é isto que eu sinto. Cada vez mais. Às vezes cansada, mas há aquela dinâmica dentro de mim que temos que dar continuidade às paredes, como eu digo.

Como é que consegue gerir a sua vida pessoal com esse lado de entrega ao clube?
Madalena é assim, o clube faz parte da minha vida diária. Não tem outra maneira de descrever isto. E aquilo está tão integrado na minha vida, no meu dia a dia, que pronto arranjo tempo. Já está integrado no meu dia a dia, na rotina do dia, estás a compreender? E vou lá praticamente todos os dias. Tudo o que eu posso faço. Sou diretora do Rancho, trabalho para os eventos que há no clube. Estou sempre lá para organizar as mesas e também nem só organizar as mesas, pôr os pratos e as colheres e etc, etc, etc. E tenho o telemóvel com a linha ligada do clube que tenho sempre ligado, todos os dias. O alarme toca e aí vou eu, porque vivo perto e chego lá mais rápido. Como te digo, está integrado na minha vida diária.

Este ano estão a fazer os 50 anos, precisam de ainda mais empenho de todos, não é?
Sim. Formámos um comité dos 50 anos e traçámos várias ideias para este comité. Estamos a desenvolvê-las. 50 anos não são 50 dias. São um marco muito importante para a vida daquele clube.

Portugal está ainda muito colado nos corações dos portugueses que vivem nesta Grande Área de Toronto?
É assim a portugalidade. O pessoal vive há muito aqui e até parece que mais do que lá, talvez porque a gente aqui vive com uma paixão diferente. E eles lá estão na sua terra natal, é diferente, mas nós aqui vivemos a saudade. E a gente faz o máximo, o possível e o impossível para que se mantenha as tradições que se vivem lá, aqui no Canadá.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER