Portugal

Tentou salto acrobático da Ponte Luís I e foi resgatado sem vida do Douro

A Ribeira de Gaia conheceu, esta quinta-feira, um início de tarde trágico: um homem, de 25 anos, atirou-se do tabuleiro inferior da Ponte de Luís I para o rio Douro, deixou de ser visto e as manobras para o recuperar ainda demoraram. Seria resgatado cerca das 17 horas já sem vida.

O alerta foi dado às 15 horas. A marginal gaiense estava repleta de visitantes, na maioria estrangeiros, e muitos ter-se-ão interrogado sobre o porquê de existirem tantos veículos, dos bombeiros, INEM e PSP, a ocuparem a via. Na água estavam embarcações, uma mota e mergulhadores para resgatar o homem (residente fora do Porto) que havia arriscado em demasia, com um salto acrobático que acabou da pior forma. Na margem, onde decorreram as buscas, não se viam amigos, nem familiares da vítima.

Grande alvoroço

Gastão, o “lobo do mar” (é o nome do seu barco), figura típica da Ribeira portuense, assim que se apercebeu do alvoroço cruzou o rio.

Explicou que não tem os mesmos meios tecnológicos que as autoridades, mas que, dentro das suas possibilidades, deu o alerta. Sabe, como toda a gente, que é hábito os miúdos lançarem-se à água quando chega o tempo quente e aparecem em força os turistas, mas adverte que tratando-se de um estrangeiro fica logo de sobreaviso. Neste caso, quem arriscou o salto não era conhecido por aquelas bandas.

Ao falar aos jornalistas, Gastão dava conta que a Polícia Marítima já tinha na sua posse roupas e pertences da vítima. Antecipou que não seria fácil encontrar o corpo, entre outras razões porque a corrente estava forte, mas nesse exato momento aceleraram as movimentações no rio, a sinalizar a descoberta.

No balanço da operação, que envolveu mais de duas dezenas de operacionais, o sub-chefe principal dos Sapadores de Gaia, José Barbosa, conferiu a idade, “25 anos”, e não se alongou em pormenores, adiantando apenas que o homem não era “nem do Porto, nem de Gaia”. O corpo foi transportado, de barco, para as instalações da Polícia Marítima.

Filmado por turistas

O salto fatal a partir do tabuleiro inferior da Ponte de Luís I foi filmado pelos turistas. Uma mulher da Galiza (Espanha) captou o momento em que o homem se atirou para a água. O passeio da marginal, mais próximo da zona onde decorreram as buscas, foi vedada aos peões para facilitar o trabalho dos bombeiros e demais autoridades. A quantidade de meios mobilizados para o local provocou um grande aparato.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER