Portugal

Maria Bochicchio: “Camões ultrapassa as fronteiras do mito”

Para Maria Bochicchio, a contemporaneidade de Camões continua a ser muito evidente. Foto: D.R.

Investigadora de poesia portuguesa acredita que os 500 anos que nos separam de Camões “não são uma barreira, mas uma ponte”.

Para reaproximar Camões dos seus, acredita a investigadora italiana Maria Bochicchio, é preciso investir na descoberta da sua biografia, a par da divulgação das obras líricas e épicas, deixando para trás “a tortura estruturalista de sujeitos e predicados”, como escreveu Margarida Vale do Gato.

Como se transmite o encantamento e o fascínio de Camões a um leitor de hoje?

Os cinco séculos que nos separam de Camões não são uma barreira, mas uma ponte que nos aproxima deste ícone  e da identidade e memória coletiva. Camões escreveu num contexto muito diferente do atual. Fornecer aos leitores um panorama histórico e cultural do século XVI, explicando o ambiente em que Camões viveu. Mostrar  que Camões ultrapassa as fronteiras do mito, da épica e da lírica, para dialogar com a sua própria existência com as suas aspirações, contradições e fragilidades, criando uma escala de valores éticos, faz dele um autor de grande atualidade.
Isso, pode ajudar a aprofundar a compreensão e o apreço pelos seus textos.

Acha que o ensino tem tratado devidamente Camões?

Nos bancos das escolas, como afirmou Margarida Vale de Gato “mastigamos por demasiados séculos as orações dos Lusíadas, nessa tortura estruturalista de sujeitos e predicados”.  A redescoberta da sua biografia e dos valores que as suas obras líricas e épicas ensinam são de grande atualidade. Camões ensina-nos, a brevidade do fulgor da vida, sem que essa brevidade represente um imperativo de abdicação ou desistência.
Camões, com suas interrogações sobre o amor, o poder das palavras e a natureza humana, permanece um tesouro da língua portuguesa e um ícone literário cuja obra é um testamento literário atemporal. Pode começar-se por aí.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER