GTA

Utentes do Luso Centre Peel com razões para sorrir

Com quase 418 mil metros quadrados, o novo terraço do Luso Canadian Charitable Society foi inaugurado na passada quinta-feira (9) e juntou utentes e amigos do Centro. O projecto surgiu graças ao Fundo de Apoio IC Savings, um fundo criado em 2017 que destinou 50 mil dólares a este terraço no Luso Centre Peel.

Em declarações ao Milénio Stadium, Frank Alvarez, membro da direção do IC Savings, disse estar orgulhoso. “O homem sonha e a obra nasce. Apesar desta cooperativa ter raízes italiano-canadianas, este projeto com ADN português mereceu a nossa atenção”, explicou.

Ao nosso jornal, Alvarez revelou que o valor do apoio vai ser mantido no próximo ano. “Ainda não sabemos se vamos entregar o dinheiro a uma única instituição, depende sempre das candidaturas que recebemos, mas não podemos entregar à mesma, essa é uma regra”, referiu.

As candidaturas ao Fundo IC Savings encerraram a 31 de julho e as três candidaturas deverão ser avaliadas em setembro, altura em que a direção da cooperativa irá voltar a reunir para decidir qual o destinatário do fundo.

Jack Prazeres, presidente do Luso Canadian Charitable Society, não escondeu a satisfação. “Este terraço fazia muita falta porque os nossos utentes adoram conviver ao ar livre. Esperemos que disfrutem de momentos felizes e que aproveitem o final do verão”, disse.

Prazeres agradeceu o apoio do IC Savings, mas salientou que ainda faltam outras infraestruturas. “Precisamos de um ginásio, sei que estamos sempre a pedir, mas ainda não temos capacidade para aceitar todos os pedidos. Infelizmente a nossa lista de espera é longa, na ordem das centenas sem exageros, porque não temos recursos para contratar mais técnicos”, lamentou.

Fausto Gaudio, presidente do IC Savings, garantiu ao nosso jornal que não tem qualquer interferência na escolha do destinatário e sublinhou que os portugueses são um grupo importante nesta cooperativa. “A escolha é da responsabilidade do Frank Alvarez, da Filomena Silveira e do Luís Arruda. Há dez anos comprámos o Portuguese Credit Union e ficámos com 1500 clientes de origem portuguesa. Hoje temos um balcão no Little Portugal e os portugueses correspondem a cerca de 10% do nosso portefólio”, avançou.

Para Gaudio, não se trata apenas de boa publicidade. “O IC Savings está muito voltado para a comunidade local. Somos uma cooperativa e é isso que nos distingue, daí que quando abres cá uma conta tornas-te acionista”, contou.

Em 18 anos de atividade, o IC Savings já contribuiu com cerca de $500 milhões em donativos e o presidente garante que a cooperativa vai continuar com a sua estratégia de expansão.

O Luso Canadian Charitable Society foi fundado em 2002 e para além de Peel, conta com dois outros pólos, em Toronto e em Hamilton. A instituição promove a integração e a independência de jovens com deficiência e no total serve mais de 200 utentes.

As instituições descerraram uma placa e fizeram um brinde ao futuro do Luso Canadian Charitable Society.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER