Comunidade

Sporting FC Academy of Toronto: 13 anos depois

 

Passados 13 anos do arranque da Sporting FC Academy of Toronto, o salão da LiUNA Local 183 encheu-se para celebrar todo o trabalho desenvolvido até aqui. Carlos Ferreira presidente desta academia, estava particularmente satisfeito e tinha muitas razões para isso – “Sinto uma grande alegria e um prazer enorme de fazer parte desta do Sporting. É uma família. Estou muito, muito contente do trabalho que nós fizemos e estamos a progredir muito, muito mesmo. Temos muitos treinadores profissionais. Cada vez queremos fazer melhor, mais e melhor, que é para sermos uma das melhores academias fora de Portugal. Os nossos convidados que vieram de Lisboa estão todos muito admirados com a nossa academia”.

Em relação ao dia-a-dia da Academia, Carlos Ferreira disse-nos qual é a maior dificuldade que sentem – “é o campo. Só temos aquele campo e já começa a ser pequeno, mas Toronto é assim, não há campos. É uma dificuldade enorme”.

Na festa estavam presentes, vindos de Portugal, dois dos responsáveis pela área de formação do Sporting e André Lourenço começou por reconhecer o excelente trabalho desenvolvido pela academia de Toronto – “em primeiro lugar, é um prazer enorme estar aqui. Queríamos dar os parabéns à Academia Sporting de Toronto e ao Sporting FC Toronto, porque basicamente é uma expansão daquilo que é a marca Sporting. Neste caso, do ponto de vista internacional, que nos deixa muito orgulhosos e que é um realizar de um trabalho, de um culminar de um trabalho, daquilo que é o nosso futebol de formação e por isso não podíamos estar mais contentes por estarmos aqui. O trabalho que eles têm vindo a desenvolver tem sido trabalho com muita capacidade e com bastante sucesso. Foi a nossa primeira Academia Internacional e, por isso, estamos muito contentes por perceber que, passados 13 anos, o trabalho realizado tem sido um trabalho bastante dignificante e com muito sucesso”.
Na sequência, André Resendes falou dos grandes objetivos que o Sporting quer atingir, com este espalhar da marca Sporting, por todo o mundo – “acima de tudo queremos aproximarmo-nos da comunidade portuguesa, porque sabemos que hoje em dia, também pelas leis internacionais do futebol, quem pode vir para Portugal são atletas portugueses e não atletas estrangeiros. E como tal, obviamente, é sempre uma forma de estar mais próximo de quem está mais longe. Através de pessoas que nós confiamos e que acabam por ser os nossos olhos naquilo que nós procuramos também para o Sporting Clube Portugal. Sem dúvida”.

 

 

O trabalho desenvolvido na formação de jovens futebolistas não fica barato. É preciso contar com o apoio dos pais e de muitos sponsors para garantir um trabalho de qualidade. José Carvalho, tesoureiro da Academia de Toronto, ou seja, o homem que tem por missão gerir o dinheiro da Academia, confessa que, por vezes, as “dores de cabeça” apertam – “um pouco… principalmente quando faz falta andar sempre a fugir de um lado para outro e a cobrir isto e aquilo. Porque sabes como é que é futebol e é difícil de ter os sponsors, o suporte que devia ter e isto e aquilo, tanto do governo federal, como do Ontário. E tudo isto não é um mar de rosas. É uma coisa complicada”.

Organizar um jantar com cerca de 600 pessoas não é fácil, mas Joe Andrade disse-nos que tudo foi possível com a preciosa ajuda da Comissão de Pais do clube. Puxando pela memória, Joe Andrade salientou alguns dos momentos mais marcantes destes 13 anos – “O melhor talvez seja, todos os anos os miúdos irem em Portugal. A alegria deles saírem daqui e não estarem sempre a jogar com os mesmos, é uma coisa boa. E ter um campo que não é nosso, mas é quase nosso. Isso faz muita diferença para o clube.”

Mais para o final da noite, numa atitude de imensa generosidade e respeito pela comunidade portuguesa, os pais da Sporting FC Academy of Toronto entregaram à Magellan Community Foundation, na presença de Manuel DaCosta, um cheque no valor de 10.000 dólares.
MB/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER