Comunidade

First Portuguese celebra, em novembro, 60 anos de ensino de português

 

O First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto (FPCCC, na sigla em inglês) é uma organização sem fins lucrativos e instituição de caridade registada. A organização tem as suas raízes e história na comunidade portuguesa como um local onde se ajuda os recém-chegados ao Canadá. O First Portuguese fornece serviços educativos, recreativos e sociais à comunidade portuguesa e canadiana desde 1956.

No início da história da organização, o centro era um ponto de encontro, uma segunda casa longe de casa. Agora, serve a comunidade portuguesa com a mesma paixão e fervor, focando-se nos mais vulneráveis da comunidade, as crianças e idosos, com serviços como: Escola de Português, Centro de Dia para Idosos (55+). Programa de Inglês como segunda língua (ESL, na sigla em inglês), entre outros. O trabalho é reforçado pelos esforços dos atenciosos e talentosos funcionários e voluntários do clube.

A nossa equipa foi visitar o centro conhecer de perto o trabalho desenvolvido por uma das instituições comunitárias mais antigas da comunidade portuguesa na capital da província de Ontário. Tivemos a oportunidade de aprender como funciona a Escola de Português do First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto, fundada a 10 de Outubro de 1964.

Em parceria com o prestigioso Instituto de Camões, a escola oferece programas de língua portuguesa, ensinando também costumes e tradições do país. Os professores qualificados inspiram o orgulho da herança portuguesa, enquanto ajudam os alunos a atingirem os seus objetivos, num ambiente divertido e produtivo. As aulas são abertas a crianças da pré-escola ao 11º ano. “A escola celebra, este ano, 60 anos e o objetivo era propagar a língua e cultura portuguesa no Canadá, principalmente em Toronto. Temos aulas aos sábados, aqui no centro. Neste momento, temos três professoras e contamos com 55 alunos. Para nós é muito gratificante e um orgulho termos a escola aberta há tanto tempo e continuamos aqui firmes e fortes para continuarmos mais anos a propagar a nossa língua e cultura” disse a Diretora de Operações do First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto, Carina Paradela.

Perguntamos quais eram os maiores desafios e Carina disse-nos que o espaço era um grande desafio “temos muitos alunos na lista de espera e não temos espaço suficiente para criarmos mais turmas. Gostaríamos de manter as aulas neste local. Já tivemos aulas noutras escolas durante muitos anos, mas agora gostaríamos imenso de nos manter dentro da nossa casa. Tirando isso, posso dizer que não há desafios”.

Conversamos também com vários alunos, que por terem nascidos no Canadá não esconderam o orgulho e vontade de aprender muito mais sobre a cultura, hábitos e costumes de Portugal. Mandi, aluna da escola de português disse-nos: “eu estou nesta escola desde os meus 3 anos. Gosto muito de aprender a língua portuguesa e fazer amizades. Espero um dia poder usar o português em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo”. Mandi terminou deixando um recado “eu conheço vários meninos e meninas de origem portuguesa que não falam a nossa língua, peço que se juntem a nós porque temos professores excelentes e aprendemos sem pressão”.

“Farei 3 anos desde que me juntei aos meus colegas na escola de português. Acredito que seja importante podermos mostrar a todos a nossa cultura e como gostamos dela. Então, não tenham medo de fazer parte desta escola. Nós estamos com vocês!’, afirmou Cecília. O pequeno Martin disse que gosta de desenhar e também de cantar o hino nacional de Portugal. Martin cantou e com este espírito convidámos os alunos e juntos cantaram “A Portuguesa”, como também é conhecido o hino português.

Queríamos ouvir também os professores e Ema Delgado, professora há 37 anos do programa de português do First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto, disse que é um orgulho ensinar a língua portuguesa às crianças. A professora acrescentou que “uma segunda língua é uma ferramenta que poderá ser usada no futuro”. Perguntei como é que surgiu a vontade de ser professora e qual foi o momento mais marcante desta caminhada. Ema Delgado respondeu “quando eu tinha os meus 5 anos a minha professora perguntou-me o que eu queria ser quando fosse grande e eu respondi: Professora! Eu não escolheria uma outra profissão. Adoro crianças e adoro a língua portuguesa e sinto que não faria outra coisa. Quanto ao momento mais marcante são todos os dias quando alguma criança fala comigo em português num país estrangeiro”.

No final da nossa visita, Carina, realçou a importância da língua portuguesa e fez um convite aos interessados na celebração dos 60 anos da Escola de Português “estaremos no dia 2 de novembro na LiUNA Local 183, no 1263 Wilson Ave #200, North York, Ontário, M3M 3G3. Peço que ajudem-nos passar a mensagem, comprem os bilhetes e juntos vamos celebrar os 60 anos da nossa escola”.

 

 

Missão do First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto

Fornecer educação, programas, serviços e recreação para as pessoas da comunidade, incluindo idosos, crianças, jovens e adultos. O centro não limita as atividades à comunidade portuguesa, as portas estão abertas a todos. O First Portuguese Canadian Cultural Centre, acredita que as pessoas precisam de espaços e programas para se reunir e construir uma comunidade dentro e fora de onde vivem.

Para quem esteja interessado (a)
nos serviços do FPCCC, por favor contate :
60 Caledonia Road
Toronto ON M6E 4S4
Telefone: (416) 531-9971
e-Mail: [email protected]

Texto e Fotografias: Francisco Pegado

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER