Comunidade

ACO participa das celebrações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades 

ACO participa das celebrações do dia de Portugal

FB_IMG_1718860753168
IMG_1402
IMG_1478
FB_IMG_1718859683850
FB_IMG_1718860753168 IMG_1402 IMG_1478 FB_IMG_1718859683850

 

A cidade de Toronto foi palco das muitas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e é celebrada um pouco por todo o Canadá. Aconteceram muitos eventos organizados pela Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas de Ontário, também conhecida por (ACAPO) e parceiros.

 

Entre as associações presentes nos festejos, estava a Comunidade Angolana de Ontário (ACO, na sigla em inglês) que participou da Parada de Portugal, de Camões e das Comunidades pela quarta vez. Nas 3 primeiras participações, a ACO, esteve presente como convidada e agora pela primeira vez como membro da ACAPO.

 

A ACO, também se fez representar no tradicional festival de folclore, Raízes do Nosso Povo, na Casa do Alentejo, no hastear da bandeira da República Portuguesa na Câmara Municipal de Toronto, na Proclamação do Dia de Portugal assinalada na Assembleia Provincial de Ontário, no monumento dos Pioneiros Portugueses no High Park, homenagem à figura do Galo de Barcelos em Little Portugal e finalizou a sua participação na homenagem ao poeta Luiz Vaz de Camões na Camões Square. 

 

“Nós estamos muito contentes com a entrada da Comunidade Angolana de Ontário na ACAPO. É um sinal de que continuamos a crescer. Foi possível vermos a alegria contagiante dos angolanos e um pouco da grande cultura angolana” disse Kátia Caramujo, Presidente do Conselho de Presidentes da ACAPO ao jornal Milénio. 

 

Joyce Santos, presidente da Comunidade Angolana de Ontário afirmou que “estamos felizes em voltar a representar Angola e os angolanos residentes no Canadá na Parada e nas celebrações de Portugal, de Camões e das Comunidades. É também uma forma de mostrarmos quem somos, não só aos falantes da língua portuguesa, mas também ao resto do Canadá, já que estamos em Toronto que é conhecida como uma das cidades mais multiculturais do mundo. Aproveito o momento para encorajar as outras comunidades de língua oficial portuguesa a juntarem-se ao movimento associativo”. 

 

Fundada em 1989 como uma das associações comunitárias dirigida à população angolana, a ACO é uma organização comunitária voluntária e sem fins lucrativos. O objetivo da organização é desenvolver e fornecer uma ampla gama de programas de serviços comunitários para atender às diversas necessidades da comunidade. Para atingir esses objetivos, a ACO oferece vários programas profissionais de serviço comunitário nas áreas cultural, educacional, desenvolvimento de oficinas e arrecadação de fundos.

 

Em junho do ano corrente, a Comunidade Angolana de Ontário, passou a fazer parte da ACAPO, como membro efetivo. 

 

TextoFrancisco Pegado/MS

Fotos: E-Motions/Francisco Pegado

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER