Temas de Capa

Novas regras nas escolas – Dialogar, explicar e depois aplicar

 

As crianças passam cada vez menos tempo a socializar pessoalmente e cada vez mais tempo coladas aos seus ecrãs, sendo as raparigas mais suscetíveis de serem sugadas pelo vórtice esmagador da autoestima das redes sociais e os rapazes mais suscetíveis de ficarem viciados em jogos e pornografia.

A infância já não é “baseada na brincadeira”, é “baseada no telemóvel”. Jonathan Haidt, psicólogo social, editou recentemente um livro que pretende ser quase uma bandeira de alerta para a necessidade de ”salvar” as crianças das sucessivas crises de ansiedade, depressão e outros distúrbios psíquicos. Haidt acredita que é preciso abanar consciências e mudar o estado de coisas, em casa e nas escolas. De uma forma algo radical, Haidt defende mesmo que as crianças não devem ter smarphones antes de entrarem na High School. A pergunta que fica é: será que os pais vão aderir a ideias como esta?

O Governo Provincial, deu um contributo decisivo para que seja possível mudar os hábitos que estavam já difíceis de controlar. Pareceu-nos essencial saber o que pensa o Toronto District School Board e constatamos que o apoio é integral, a todas e quaisquer medidas que ajudem a resolver um problema que, para além de tudo mais, afeta de forma significativa a aprendizagem.

Ryan Bird, Executive Officer, Communications and Public Affairs do TDSB aceitou responder a algumas das questões que o Milénio Stadium coloca nesta edição que falamos de uma dependência que sendo transversal a várias camadas etárias, é particularmente grave nas crianças e jovens. Nesta conversa ficámos a saber que a implementação das medidas recentemente anunciadas vai ser antecedida de uma série de consultas a todos os intervenientes no ambiente escolar ou que com ele se relacionam, como é o caso dos pais, alunos, professores e restante pessoal do quadro das escolas.

O governo provincial anunciou novas medidas relativas à utilização de telemóveis nas salas de aula. Como é que as escolas acolheram esta decisão do governo?
O TDSB apoia todas as medidas que abordem o uso de telemóveis na sala de aula e o impacto negativo que podem ter na aprendizagem. Esse anúncio foi um endosso das questões levantadas numa resolução aprovada pelos Trustees em janeiro de 2024, que pedia o desenvolvimento de uma Política de Uso de Telefone Celular/Dispositivo Móvel nas Escolas do TDSB.

Com base nas informações de que dispõe, podemos dizer que já existe um problema real de dependência de telemóveis nos alunos até ao 12.º ano?
Sim, tal como citado na resolução de janeiro de 2024, a investigação mostra que a utilização do telemóvel não é benéfica para a aprendizagem e, de facto, parece estar a causar danos significativos às crianças e aos adolescentes, em termos de saúde mental, bem-estar e sucesso académico.

Será que as próprias escolas não dispõem de meios para resolver este problema? Porque é que foi necessária a intervenção do governo provincial?
As escolas e o pessoal já estão a gerir a utilização de telemóveis nas salas de aula e a aplicar diferentes estratégias para resolver esta questão. As orientações do Ministério estabelecem diretrizes para uma abordagem coerente em todas as direções escolares do Ontário.
No TDSB, o desenvolvimento de uma política a nível do conselho de administração também garantirá uma abordagem consistente nas salas de aula do TDSB.

Como é que os pais receberam as medidas já anunciadas? E os alunos?
Não dispomos de dados específicos, mas, de um modo geral, parece que os alunos acolhem bem as novas medidas. Como parte do processo de desenvolvimento de políticas, o TDSB realizará consultas alargadas, incluindo alunos, pessoal e famílias. Todos os contributos recebidos dos pais/guardiões/cuidadores e dos alunos serão tidos em conta na elaboração da nova política de utilização de telemóveis/dispositivos móveis nas escolas.
MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER