Temas de Capa

Mente sã em corpo são

man-working-out-in-gym-2021-09-24-03-54-02-utc

 

O exercício físico é hoje considerado um elemento fundamental para a manutenção de um corpo saudável. E basta vermos a quantidade de pessoas que, pelas ruas das cidades, se passeiam em passo acelerado, ou mesmo a correr, para percebermos que a mensagem passou.

Outro indicador pode ser o número de ginásios e de personal trainers que proliferaram dando resposta à cada vez maior procura.

Mas quem procura ajuda profissional para exercitar o físico, o que quer realmente? Manter o corpo são e, de preferência, uma mente igualmente saudável? Querem soluções milagrosas para maus hábitos alimentares, que lhes desenham corpos mais balofos ou pouco tonificados? Ou querem transformar o seu corpo para se aproximarem de um determinado padrão de beleza?
Nada como procurarmos respostas para estas e outras perguntas e para isso contámos com a ajuda de Marcelo Giovannini, personal trainer, que com a experiência e o saber de anos de trabalho nesta área nos mostra de forma clara que procurar ser mais saudável deve ser a preocupação principal e, sim, para isso o exercício físico é absolutamente essencial.

Marcelo Giovannini_FotoMilénio Stadium: Que tipo de cliente o procura?
Marcelo Giovannini: 90% dos clientes nos procuram para o emagrecimento, os demais buscam ganho de peso e melhor condicionamento físico.

MS: E o que é que o cliente espera de um PT? Uma solução rápida, quase milagrosa para o seu problema?
MG: Na maioria das vezes, os clientes procuram resultados rápidos sem precisar de grande comprometimento com os programas de treinos.

MS: É sabido que a ansiedade pode ser um dos fatores de desequilíbrio no controlo do peso (seja peso a mais ou a menos). Quando alguém tem facilidade em engordar ou pelo contrário não consegue aumentar de peso e não se sente bem consigo próprio/a não há o risco de entrar num círculo vicioso – ansiedade gera desequilíbrio e o desequilíbrio gera ansiedade…? O exercício físico pode ajudar a sair desta situação?
MG: Com certeza, o exercício físico e um estilo de vida regrado levam o seu praticante a superar os quadros de ansiedade e desequilíbrio. Boas noites de sono, alimentação saudável, consumo adequado de água e os devidos estímulos musculares, são práticas que conduzem o perfil psicológico e físico dentro da normalidade.

MS: Considera que um personal trainer tem também um importante papel na gestão da saúde mental de quem o procura?
MG: O trabalho do PT consiste em aplicar os devidos estímulos musculares e psicológicos em seu cliente. Isto se dá através de esclarecimentos e motivações sobre determinada dieta (prescrita por um nutricionista), pela rotina regrada que deverá adotar e pelo próprio esforço físico que será aplicado durante os treinamentos. Além do mais é comprovado por estudos científicos que a prática regular de atividade física gera grandes benefícios para a saúde mental, e é isto que tentamos conscientizar em nossos alunos.

MS: Com a sua experiência profissional, nota que há um incremento de perturbações alimentares decorrentes da “ditadura” do corpo perfeito?
MG: Na minha profissão é comum encontrar pessoas que querem um corpo estético e também saudável. Para isso, elas precisam fugir das redes de fast food e dos alimentos industrializados, que cada vez mais possuem conservantes e açúcares. Sem dúvidas é nítido um aumento nos distúrbios alimentares e não só, quando se trata desta obsessão na busca do corpo perfeito, a qualquer custo. A pressão que se gera pode ser esmagadora para algumas pessoas, levando-as a desenvolver hábitos alimentares não saudáveis e problemas de imagem corporal. Esse é um problema complexo que exige uma abordagem holística para ser tratado.

MS: Fala-se muito da influência das redes sociais e das campanhas de marketing numa certa padronização da beleza. O que nos pode dizer sobre esta matéria?
MG: As redes sociais e as campanhas de marketing têm uma grande influência na padronização da beleza e não só. Elas promovem um determinado tipo de corpo ou aparência como o ideal, o que pode levar a expectativas irreais e a uma imagem de si próprio negativa. O que pode contribuir para o desenvolvimento de vários desequilíbrios físicos e mentais por esta busca frenética. Como personal trainer, tento promover uma abordagem saudável e equilibrada para o condicionamento físico e o bem-estar, em vez de me concentrar apenas na aparência.

MS: Da sua experiência, considera que no caso das mulheres, a pressão social e o fator hormonal tornam tudo mais difícil quando se trata de encontrar o peso e forma física ideal?
MG: Não vejo como mais difícil e sim em um caminho diferente para a solução que existe. A prioridade é a saúde, partindo deste ponto, exames devem ser realizados para se verificar a normalidade do quadro hormonal (por ex). Estando tudo normalizado um protocolo de treino e dieta, trará a forma física desejada.

MS: Como profissional habilitado/a para treinar pessoas e ajudá-las a manterem-se em forma o que pensa do imenso negócio que se gera à volta da busca do corpo perfeito (medicamentos milagrosos; cirurgias plásticas… etc)?
MG: Penso que todo resultado estético que se deseja com pressa, é o que pode de fato trazer algum risco para todo o corpo. Acelerar o processo não é o mais saudável e muito menos seguro. Algumas patologias podem necessitar de uma intervenção medicamentosa e até cirúrgica. Mas uma pessoa saudável que se submete a tais procedimentos apenas por estética e pressa, precisa ter muitos cuidados e estar ciente dos riscos.

Madalena Balça/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER